Negociação coletiva: relator apresenta parecer favorável à proposta na CCJC

 

O relator do PL 3831/2015, que trata da negociação coletiva na Administração Pública, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, deputado Betinho Gomes (PSBD/PE), apresentou nesta segunda-feira, 4 de setembro, parecer favorável à matéria. No documento, o parlamentar defende a “constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa” do projeto.

 

“Hoje, no Brasil, garante-se ao servidor público o direito de greve, sem lhe assegurar, contudo, o direito de negociação coletiva, o que é um contrassenso, até mesmo porque a negociação coletiva é corolário do direto de greve e do direito de sindicalização”, afirma o relator. 

 

O PL, agora, aguarda pela inclusão na pauta deliberativa CCJC. Se aprovado, seguirá à sanção presidencial, salvo em caso interposição de recurso ao Plenário. 

 

O Unacon Sindical segue trabalhando pela aprovação da regulamentação da negociação coletiva. 

 

No 10 de agosto, em reunião com o presidente da CCJC, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB/MG), Rudinei Marques, presidente do Sindicato, defendeu o projeto. “A administração federal gasta em torno de R$ 50.000,00 para conduzir um processo administrativo disciplinar. Com o projeto, teremos uma forma mais racional para a resolução de conflitos, gerando economia para o Estado." 

 

Na ocasião, Rodrigo Pacheco garantiu apoio à matéria.  “A premissa era regulamentar a negociação e, logo após, tratarmos do direito de greve no serviço público. Podem contar conosco nessas pautas", afirmou.    

 

 

Leia também:

 

Sindicato retoma articulação pela aprovação da negociação coletiva no serviço público

Projeto que regulamenta negociação coletiva é aprovado, por unanimidade, na CTASP

Na Câmara, Marques defende regulamentação da negociação coletiva