Sindicato cobra retomada do diálogo com Planejamento nesta terça, 5

O Unacon Sindical redobrou o trabalho desde que outras carreiras do núcleo estratégico receberam propostas diferenciadas. Nessa busca por soluções, conseguiu levar a pauta para reunião com Luiz Navarro, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) e Otávio Ladeira, secretário do Tesouro Nacional (STN) nos dias 17 e 28 de março, nesta ordem (relembre aqui e aqui). O Correio Braziliense repercutiu a insatisfação da carreira (relembre aqui). Nesta terça-feira, 5 de abril, a irresignação dos servidores foi apresentada ao ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Márcia Uchôa, vice-presidente do Sindicato, representou a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião com a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT).

 

“Os servidores aguardam um posicionamento oficial. Estamos todos surpresos com essa proposta apresentada depois de encerrado o prazo estabelecido pela LDO para envio dos projetos de lei ao Congresso e, ainda, na conjuntura fiscal que o país se encontra”, disse Uchôa que entregou estudo realizado pelo Unacon Sindical. O levantamento aponta que a remuneração dessas carreiras pode ultrapassar em até R$ 20 mil a dos níveis iniciais do cargo de Analista de Finanças e Controle (AFC), em janeiro de 2017 (leia o estudo aqui). 

 

“Na última reunião com Mendonça (então secretário da SEGRT), antecipamos esse cenário. Na época, ele garantiu que, se alguma outra carreira fosse beneficiada com ganhos por resultado ou algo do gênero, reabririam a mesa de negociação para o Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro”, recordou Uchôa. 

 

Para ajudar, Borges Filho, Coordenador-Geral de Negociação e Relações Sindicais (CGNES/ SEGRT) sinaliza que irá intermediar a diálogo. “O que podemos fazer agora é organizar essas manifestações e repassar para Edina Maria Rocha Lima, secretária interina da SEGRT”. Borges também ficou de encaminhar o pedido de criação de Grupo de Trabalho (GT) para as pautas específicas. “O processo deve ser iniciado após o encerramento do acordo com as carreiras ainda pendentes”, informou.

 

No total, nove carreiras ainda não assinaram o acordo, dentre elas, a Polícia Federal. “Ainda não houve reunião, nem acordo com a PF”, informou Vladimir Nepomuceno, assessor do gabinete da SEGRT.