Sindicato apresenta levantamento com o impacto das negociações diferenciadas

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) produziu estudo com o impacto das negociações salariais diferenciadas. O levantamento aponta que a remuneração dos Auditores Fiscais da Receita pode ultrapassar em até R$ 20 mil a dos níveis iniciais do cargo de Analista de Finanças e Controle (AFC), em janeiro de 2017. Os dados foram encaminhados a Otávio Ladeira, secretário do Tesouro Nacional. Os dirigentes alertam que o órgão corre o risco de esvaziamento com a aprovação da proposta. O tema entrou na pauta da primeira reunião com Luiz Navarro, novo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), no dia 17 (relembre aqui).  

 

A evasão de servidores é apresentada como a preocupação central. “(…) o governo conferiu tratamento diferenciado a alguns seguimentos das carreiras de Estado, o que poderá reproduzir graves problemas já vividos no passado, a exemplo da evasão de quadros, e superados quando do alinhamento remuneratório fruto das negociações salariais de 2008”, reza trecho do documento. 

 

"Temos mais de 600 servidores nas classes iniciais. A se manter essa disparidade remuneratória, eles vão retomar seus estudos em busca de carreiras mais atrativas", alertou Júlio Possas, diretor do Sindicato, na Assembleia-Geral Extraordinária realizada no Tesouro, na quarta, 16. O encontro terminou em caminhada até o gabinete do secretário (relembre aqui). 

 

CÁLCULO

A projeção foi realizada a partir do valor de arrecadação real e estimado do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (FUNDAF) – base de cálculo do bônus de eficiência da Receita, oferecido pelo ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Confira, abaixo, a íntegra do estudo. Para visualizar é necessário acessar a área restrita do site. Primeiro acesso? Clique aqui. Esqueceu a senha? Clique aqui.