Impacto das negociações diferenciadas pauta reunião com Secretário do Tesouro

 

Unacon Sindical entrega estudo com o impacto das negociações salariais diferenciadas para Otávio Ladeira, secretário do Tesouro Nacional. Reunião foi realizada nesta segunda-feira, 28 de março. Levantamento realizado pela entidade aponta que a remuneração de outras carreiras de Estado pode ultrapassar em até R$ 20 mil a dos níveis iniciais do cargo de Analista de Finanças e Controle (AFC), em janeiro de 2017 (leia o estudo aqui). Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão e Júlio Possas representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro; Eric Lisboa e Alisson Neres Lindoso, a comissão de representantes do Tesouro. Arivaldo Sampaio, delegado sindical do DF, também participou da reunião.

 

“A proposta pode provocar a evasão de talentos do Tesouro Nacional”, alertou Possas. A questão salarial também entrou na pauta da primeira reunião com Luiz Navarro, novo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), no dia 17 de março (relembre aqui).

 

Os dirigentes apostam no apoio de Ladeira, também servidor da carreira, na busca por soluções. “Em assembleia, os servidores pensaram numa alternativa de ganho por resultado, mas ainda precisamos avançar nesse debate. Buscamos agora o apoio junto às instâncias governamentais que têm poder decisório”, disse Leão.

 

Para o presidente, recompor a diferença pelo subsídio é a alternativa mais viável no momento. “Podemos reabrir as negociações com o governo, para retificar nossas tabelas salariais. Como as comissões da Câmara ainda não foram instaladas, temos um tempo para isso”, avaliou.

 

"Os servidores não aceitam o distanciamento de quase 60% entre tabelas salariais. O pessoal tá bem insatisfeito”, declarou o AFC Eric Lisboa. Desde 2008, as tabelas salariais das carreiras de Estado estão alinhadas. Para os dirigentes, uma mudança dessa natureza provocaria o desequilíbrio entre cargos que executam atividades de mesma complexidade.

 

Ladeira ficou de buscar entendimento com a CGU e o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Líscio Camargo e Vinícius Neiva, subsecretário de assuntos corporativos e titular da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional (Codin), nesta ordem, também participaram da reunião.

 

 

Leia também


Sindicato apresenta levantamento com o impacto das negociações diferenciadas

Carreira cobra respostas imediatas do secretário do Tesouro Nacional

Sindicato reafirma confiança na CGU e em seus dirigentes