CDS aprova terceira edição do Congresso da carreira

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) aprovou a terceira edição do Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (III Conacon). O colegiado também elegeu, por unanimidade, Grupo de Trabalho (GT) para organização do encontro. A 1ª reunião do CDS de 2018 teve início nesta quarta, 18, com a participação na 5ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado (saiba mais aqui). Apreciação da pauta da primeira legislatura 2018-2020 foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20 de abril, em Brasília, no Cullinan Hotel.

 

Formado por Bráulio Cerqueira e Arivaldo Sampaio, representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN); Filipe Leão, presidente do Conselho de Delegados Sindicais; Luciano Guilherme Turin e Luiz Alberto Marques Vieira Filho, representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), nesta ordem, o GT de organização do III Conacon será responsável pela elaboração do orçamento e do regimento interno do Congresso, entre outras providências. A prévia da programação deve ser apresentada na próxima reunião do CDS. O evento será realizado no segundo trimestre de 2019.

 

A segunda edição do Conacon aprovou 40 diretrizes, como, por exemplo, a elaboração do anteprojeto de lei de transformação da carreira, pauta já contemplada. “Muitos avanços foram registrados. Chegou a hora de atualizar nosso roteiro de trabalho”, avaliou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical.

 

ELEIÇÃO

Filipe Leão, delegado sindical da Bahia e ex-diretor de Finanças do Sindicato, foi eleito presidente do CDS com 27 votos. Ana Balthar, delegada sindical do Rio de Janeiro, foi eleita vice-presidente do Conselho. “Espero honrar com dignidade a coordenação dos trabalhos. No que depender da mesa, o CDS vai seguir com tranquilidade nos próximos anos. Eu faço questão que, daqui para frente, regimento interno deste colegiado seja seguido com rigor”, afirmou Filipe Leão, ao agradecer os votos dos colegas.

 

FEDERAÇÃO

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) também aprovou a criação de uma Federação Nacional de Associações De Controle Interno. Apresentação e aprovação do estatuto será realizada na próxima edição da reunião.

 

TESOURO

Para iniciar a agenda da tarde, o CDS recebeu o coordenador de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Tesouro Nacional, Vladimir Lopes.

 

Após ressaltar a importância de ter um representante da Administração presente nessa instância de debate, Bráulio Cerqueira encaminhou uma série de questionamentos sobre a política de gestão de pessoas na pasta. Dentre os principais pontos elencados pelo secretário executivo da DEN, está a implantação do teletrabalho e do ponto eletrônico e a promoção de concurso para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle.  

 

“Em relação ao teletrabalho, como nós somos uma secretaria, a dinâmica é um pouco diferente da CGU. Fizemos estudos de alguns modelos em andamento e, para simplificar, adotamos exatamente o sistema da Procuradoria. Agora, precisamos da aprovação do ministro para implementar o piloto do programa”, afirmou Vladimir.

 

No que diz respeito a realização de concurso, o coordenador informou que foi encaminhado um pedido à Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda, visando “recompor a força de trabalho mínima para o funcionamento ideal da Tesouro”. Porém, antecipou que, embora tenha solicitado a abertura de vagas para TFFC, não sabe se o pedido será acatado.

Para concluir, Vladimir disse que, ainda que hajam vantagens a serem observadas, o Ponto Eletrônico só será implantado mediante determinação do Ministério da Fazenda. "A posição da Codin é não encampar a implantação do PE de forma solitária."

 

LEIA TAMBÉM

Prestação de contas do exercício de 2017 é aprovada

Apreciação da pauta da legislatura 2018-2020 começou nesta quinta, 19

Unacon Sindical participa da 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado