Apreciação da pauta da legislatura 2018-2020 começou nesta quinta, 19

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) deu início à apreciação da pauta da primeira reunião da legislatura 2018-2020 na manhã desta quinta-feira, 19 de abril. Wander Freitas, delegado sindical pelo Espírito Santo, foi designado para coordenar as atividades. A eleição para presidente e vice do colegiado será realizada na sexta, 20. A reunião do colegiado teve início nesta quarta, 18, com a participação na 5ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado (saiba mais aqui). O encontro é realizado entre os dias 19 e 20 de abril, em Brasília, no Cullinan Hotel.

 

Após a apresentação dos novos delegados e dos membros do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal Nacional, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) conduziu o item dois da pauta com informes gerais e avaliação de conjuntura.

 

Rudinei Marques, presidente do Sindicato, destacou a adesão aos novos quadros ao Sindicato. “Quando alguém se dispõe a trabalhar pelo coletivo, ainda mais nessa conjuntura onde o indivualismo impera, é motivo de celebração”, declarou, parabenizando os colegas pela disposição de trabalhar pelo Sindicato e por toda a carreira de Finanças e Controle.

 

Durante a participação de José Marcelo Castro de Carvalho, secretário-executivo substituto da Controladoria-Geral da União (CGU), Filipe Leão, delegado sindical da Bahia, denunciou desvios de função de servidores cedidos e cobrou a realização de concurso para o órgão. “Há servidores cedidos desempenhado atividades-fim na CGU. E isso não é só danoso para carreira, é ilegal. É preciso abrir mão dessa visão fiscalista e lutar pela realização de novos concursos”, pontuou. Outros questionamentos sobre concurso público, ponto eletrônico e licença capacitação pautaram o debate com os representantes da CGU.

 

O secretário-executivo substituto chamou a atenção dos dirigentes para a importância de acompanhar a transformação tecnológica mundial. “A cobrança por resultados no serviço público cresce proporcionalmente com essa tendência. Por consequência dessa evolução, algumas atribuições podem, até mesmo, com o tempo, deixarem de existir”, alertou.

 

Filiado ao Unacon Sindical desde que entrou na carreira, Marcelo assumiu a Secretaria Executiva em 2017. Para ele, é muito importante divulgar quando um servidor da carreira assume postos de destaque na Administração Pública. “Ao dar publicidade a esses marcos, mostramos que nossa carreira tem capacidade técnica para conduzir a instituição e que não é preciso importar pessoas para gerir a CGU”, destacou.

 

Sérgio Akutagawa, diretor de Gestão Interna, Cássio Mendes David de Souza e Milena Luz Barbosa, chefe de gabinete e assessora do gabinete da Secretaria Executiva, também participaram do encontro.

 

CLUBE DE VANTAGENS

O diretor comercial da Markt Club, Roberto Camilo, apresentou a plataforma de convênios do Unacon Sindical. O serviço está disponível para os filiados desde o dia 1º de março. “Cada filiado pode cadastrar até 5 dependentes”, informou Camilo. Membro da equipe do Markt Club estará à disposição dos delegados sindicais durante toda a sexta, 20, para tirar dúvidas e auxiliar a acessar a plataforma.

 

Para ativar o cadastro, clique aqui. O filiado deve informar o CPF ou o email cadastrado no Unacon Sindical e seguir as orientações que irão aparecer na tela. O link de conformação será enviado para a conta de email informada pelo usuário.

 

AGO DE CONTAS

As contas do Unacon Sindical relativas ao exercício de 2017 foram aprovadas na Assembleia Geral Ordinária (AGO). A ampla maioria dos presentes não concordou que os itens levantados pelo Conselho Fiscal Nacional (CFN) fossem “irregularidades”. A apresentação dos dados contábeis foi realizada com primeira convocação às 17h30 e segunda às 18h (saiba mais aqui).

 

COBERTURA EM TEMPO REAL

Designado para coordenar as atividades do primeiro CDS da legislatura 2018-2020, Wander Freitas, delegado sindical pelo Espírito Santo, comentou a pauta em debate nesta quinta, 19. O vídeo (abaixo) está disponível na página do Unacon Sindical no facebook. Acesse http://www.facebook.com/UnaconOficial. Curta e compartilhe.