Servidores públicos anunciam disposição para greve ainda mais intensa

Servidores públicos anunciam disposição para greve ainda mais intensa contra a reforma da Previdência. O recado foi dado na manhã desta quinta-feira, 4 de maio, na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, compôs a mesa da audiência pública convocada para debater a aposentadoria do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) na condição de presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate).

 

“Representamos a maior frente de resistência contra a reforma da Previdência. Como forma de retaliação, o governo colocou o peso da reforma na nossa conta. Basta comparar o relatório aprovado na comissão especial com o texto original”, explicou Marques. Para ele, os documentos técnicos que desmascaram a reforma, produzidos pelos servidores, teriam incomodado o Planalto. Coletânea desses materiais está disponível no site do Sindicato (acesse aqui).

 

No entanto, a intenção de intimidar os servidores por meio do relatório do deputado federal Arthur Maia (PPS-BA) terá efeito inverso. “Não vão nos intimidar de forma alguma. A partir de agora é força e luta para enterrar esse projeto nefasto”, declarou Marques convocando os servidores para repaginar o movimento. O dirigente não descarta a convocação de nova greve geral. A do dia 28 de abril entrou para a história como a maior dos últimos 100 anos (saiba mais aqui e aqui).

 

Outro ponto de relatório, a abertura da previdência complementar para os bancos privados também preocupa os dirigentes. “O que era sutil no texto original, agora está explícito no substitutivo. O governo escancarou para os bancos operarem a previdência complementar. Regidos pelo lucro, essas instituições podem vir a quebrar. Isso é gravíssimo”, disse Marques.

 

Assista, abaixo, a participação de Marques na audiência pública desta quinta, 5. O vídeo completo está disponível no site da Câmara dos Deputados (acesse aqui).