Sindicato acompanha instalação da Comissão Especial do PL 4.850/2016

 

Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Unacon Sindical, acompanharam a instalação da Comissão Especial que vai analisar as “ 10 Medidas Contra a Corrupção” – Projeto de Lei (PL) nº 4.850 de 2016 – na tarde desta quarta-feira, 13. O projeto de iniciativa popular, elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF), teve mais de 2 milhões de assinaturas. Durante a sessão, o deputado Joaquim Passarinho (PSD/PA) foi eleito presidente da Comissão e designou Onyx Lorenzoni (DEM/RS) para relatar a matéria. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) aproveitou a oportunidade para conversar com os integrantes da Comissão sobre o retrocesso causado pelas mudanças na Controladoria-Geral da União (CGU), promovidas pela Medida Provisória (MP) 726/2016.

 

Marques e Leão destacaram a atuação do Movimento em Defesa da CGU. “Desde a edição da MP 726, estamos mobilizados em prol da manutenção da identidade institucional e a vinculação da CGU à Presidência da República. Este modelo de vinculação direta ao poder máximo do executivo é o mesmo adotado nos países de primeiro mundo e alterá-lo é, sem dúvida, um retrocesso ”, defendeu Marques.

 

Leão ressaltou a amplitude da mobilização. “ A sociedade civil organizada também defende esta pauta. Nos últimos dias, importantes instituições como a ONU, a OEA e a Transparência Internacional manifestaram-se contrarias as mudanças promovidas na Controladoria. Da mesma forma, os coordenadores da Força Tarefa da Operação Lava Jato também declararam apoio ao Movimento em Defesa da CGU. ” Relembre os encontros com a Lava Jato, a Transparência Internacional e a manifestação da Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com a Organização dos Estados Americanos clicando aqui, aqui e aqui.

 

Saiba mais sobre as 10 Medidas Contra a Corrupção na página dezmedidas.mpf.mp.br.