No Senado, Sindicato busca apoio para aprovação da PEC 45/2009

Articulação em prol da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2009) ganha força no Senado Federal. Na manhã desta quarta-feira, 30 de março, Rudinei Marques, presidente do Sindicato, visitou gabinetes de lideranças e foi ao Plenário da Casa, com a missão de angariar apoio para apresentação de um requerimento solicitando a inclusão da PEC 45/2009 na pauta do Senado. No período da tarde, Filipe Leão, diretor do Sindicato, deu continuidade ao trabalho com o auxílio de comitiva de servidores e da delegada sindical pelo Distrito Federal, Patrícia Gebrim. A articulação teve início um dia antes. Na noite de terça, 29, Marques e Leão conseguiram as primeiras assinaturas. A servidora da CGU Anjuli Osterne participou da força-tarefa.

 

Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Humberto Costa (PT-PE), Eunício de Oliveira (PMDB-CE) e Randolfe Rodrigues (REDE-AP) receberam o grupo e assinaram o requerimento, que solicita a inclusão da PEC 45/2009.

 

O senador Randolfe, que já havia manifestado apoio à proposta, ressaltou que é preciso intensificar a interlocução com os congressistas para deixá-los cientes do teor da matéria.

 

No mesmo sentido, a servidora Anjuli reforçou a pedido para que mais colegas se disponham a participar da articulação. “Temos em nossas mãos a preciosa oportunidade de converter o clamor social contra a corrupção em mudanças estruturais, que irão promover um modelo de controle capaz de atuar para que o dinheiro público seja usado exclusivamente em benefício do povo. Não deixemos essa oportunidade passar."

 

Marques avaliou como positiva a movimentação no Congresso. “Passada a articulação pesada do Sindicato para retirada da emenda três (relembre aqui, aqui e aqui), chega o momento da movimentação pela votação da proposta. Nessa fase, a participação dos servidores na linha de frente é indispensável”.

 

Os servidores que não puderem aderir à movimentação no Congresso, também podem cobrar a inclusão da PEC 45/2009 na Ordem do Dia, enviando email aos senadores. “Quanto mais pedidos chegarem à caixa postal dos parlamentares, melhor”, destacou Leão. O apelo foi feito na página do Sindicato no dia 4 de março (relembre aqui).

 

No Senado, a proposta precisa ser apreciada em dois turnos de votação. Se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para o Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

 

Acesse, abaixo, a relação de email de todos senadores.

 

 

Leia também

Sindicato e servidores intensificam mobilização pela aprovação da PEC 45/2009