Servidores aprovam dois dias de paralisação total das atividades da CGU e da STN

 

Os Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC) aprovaram nesta quarta-feira, 17, paralisação total por dois dias. As atividades da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) serão afetadas nos dias 18 e 19 de agosto. O encaminhamento foi apreciado entre os dias 15, 16 e 17 de agosto, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nacional.  A paralisação venceu com 92% dos votos do Distrito Federal (DF) e dos estados. Também foi aprovada uma operação-padrão com início imediato, por 85% dos votantes.  

 

Na STN, o movimento já afeta a rotina operacional do órgão. O portal Infomoney divulgou nesta terça, 16, nota sobre a instabilidade do portal Tesouro Direto (leia aqui). E com a confirmação da entrega de 95 dos 123 cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), a tendência é o recrudescimento do movimento paredista. Além do Tesouro Direto, o repasse a estados e municípios também está sendo afetado. Unacon Sindical comunicou a entrega de cargos a Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro, por meio do Ofício 173/2016 protocolado na noite desta terça, 16.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Os servidores exigem que o governo federal respeite os termos do acordo firmado com a carreira e os compromissos assumidos pelo Ministério da Fazenda (MF) (saiba mais aqui).

 

NA MÍDIA

A Agência Estado (AE) foi o primeiro veículo pautar o assunto. O Correio Braziliense também divulgou o movimento de entrega de cargos. Confira, a seguir, os veículos que repercutiram a pauta.

 

Estadão – Rebelião de funcionários do Tesouro pode afetar repasses a Estados e municípios

 

Agência Brasil – Gerentes do Tesouro entregam cargos por reajuste salarial, diz sindicato

 

Istoé – Gerentes do Tesouro entregam cargos

 

Folha de São Paulo- Paralisação de servidores afeta Tesouro Direto e leilões de títulos do governo

 

G1- 95 gerentes do Tesouro Nacional entregam cargos, diz sindicato

 

Valor Econômico- Servidores do Tesouro e CGU paralisam atividades nesta quinta e sexta

EXAME- Gerentes do Tesouro entregam cargos em protesto por reajuste

 

Istoé Dinheiro- Fazenda não comenta sobre preocupação do mercado com greve no Tesouro

 

Istoé- Servidores do Tesouro ocupam entrada do gabinete de Meirelles e pedem audiência