Segundo Ato em Defesa da CGU será realizado nesta terça, 24 de maio

Novo Ato em Defesa da Controladoria-Geral da União (CGU) será realizado nesta terça-feira, 24 de maio. No Distrito Federal, o protesto será realizado em frente ao edifício sede do órgão, às 10h. Regionais também planejam atividade no mesmo dia. Na Paraíba, ato terá participação do vice-presidente do Tribunal de Contas do estado, o deputado estadual Raniere Paulino (PMDB). Folha de S.Paulo repercutiu as críticas dos servidores às mudanças no órgão nesta segunda-feira, 23 de maio (veja aqui).

 

A expectativa do Unacon Sindical é que o segundo ato supere o primeiro em adesão de servidores e repercussão da imprensa. No DF, a via de acesso ao edifício sede do órgão foi bloqueada no ato realizado no dia 18 de maio (relembre aqui).

 

Twitaço com a hashtag #FicaCGU também está previsto para o mesmo dia. Não tem uma conta no twitter? Clique aqui.

 

Em assembleia geral extraordinária realizada na tarde desta segunda, 23, o Sindicato orientou a intensificação do Movimento em Defesa do órgão. O resultado da segunda reunião com o novo ministro realizada nesta segunda, 23, às 11h, foi um dos fatores que influenciaram o encaminhamento.

 

“Embora o novo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle tenha mantido todas as prerrogativas legais da CGU, não podemos ignorar o capital simbólico que a sigla representa”, reconheceu o ministro. Notícia foi publicada logo após o encontro em destaque na página inicial do site do órgão (veja aqui).

 

No entanto, Rudinei Marques, presidente do Sindicato, alegou que Silveira não deu nenhuma alternativa. “Não houve uma proposta concreta apresentada. Por enquanto é tudo muito etéreo. Mas se colocarmos peso na mobilização, dá pra manter a nomenclatura e o caráter ministerial aliado à Presidência da República”, avaliou Marques na reunião transmitida, em tempo real, para todos os estados. Filipe Leão, Anjuli Tostes e Fábio Felix também participaram da segunda reunião com o ministro.

 

Em reunião realizada na última segunda, 16, Fabiano Silveira ficou de buscar entendimento com os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Casa Civil – Romero Jucá e Eliseu Padilha, nesta ordem –, e com o próprio presidente interino, Michel Temer (relembre aqui).

 

 

SERVIÇO

Segundo ato em Defesa da Controladoria-Geral da União (CGU)

Data: 24 de maio

Hora: 10h

Local: Em frente ao edifício sede da CGU

Endereço: Setor de Autarquias Sul Quadra 1 Bloco A Edifício Darcy Ribeiro, Brasília – DF