Eleições 2010

O presidente do UNACON SINDICAL e da UNACON, Carlos Pio, participou do debate promovido pelo Fórum das Carreiras Típicas de Estado (FONACATE) com o candidato à Presidência da República, José Serra, em São Paulo, ontem (29/09). O mandatário das Entidades apresentou as preocupações dos servidores da Carreira de Finanças e Controle com o futuro dos órgãos.  O presidenciável foi enfático ao responder que, se for eleito, tanto a CGU quanto à STN serão fortalecidas. Serra afirmou que dará privilégio ao conhecimento técnico sem desconsiderar as indicações políticas, a fim de fortalecê-las. “Eu vou colocar pessoas de peso político e respeito, com capacidade técnica”, falou. “Elas precisam ter preponderância”.

A Direção do FONACATE entregou carta ao candidato com as principais reivindicações dos servidores das carreiras típicas de estado. José Serra leu cada item do documento, dando parecer positivo às propostas apresentadas. O tucano prometeu dar atenção especial aos assuntos do Fórum e rever a reforma da Previdência, que segundo ele, não foi colocada em prática. Ele defendeu também a integralidade das aposentadorias.


“O evento foi muito importante para as carreiras, devido à oportunidade de debater questões essenciais ao Estado”, avaliou Carlos Pio. O presidente valorizou a participação do UNACON SINDICAL e da UNACON no FONACATE. “A Carreira de Finanças e Controle participa ativamente dos principais movimentos em favor dos servidores públicos e da sociedade brasileira”.

As candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff também foram convidadas, mas não compareceram por causa das respectivas agendas.