Facebook Youtube Flickr
Notícias
Direção da UNACON convoca Assembléia-Geral Nacional

28/04/2008 às 00:00

Direção da UNACON convoca Assembléia-Geral Nacional

O presidente nacional da UNACON e do SINATEFIC, Fernando Antunes, convoca Assembléia-Geral Nacional para o dia 05 de Maio, no período da manhã na CGU de Brasília, e no período da tarde nos demais estados da federação e na STN, para decidir sobre o encaminhamento proposto pelo Comando Nacional de Greve, destacando que a proposta de manifestação contido no item 1 do referido encaminhamento deve ser debatida em assembléias extraordinárias a serem realizadas amanhã, 29 de abril de 2008.   Encaminhamento proposto pelo Comando Nacional de Greve             O Comando Nacional de Greve, em decorrência da ausência, até a presente data, de proposta salarial completa para a carreira de Finanças e Controle, encaminha os seguintes indicativos para apreciação dos servidores da CGU e STN, da UNACON Nacional e das Regionais: 1. Realização de protesto nacional no dia do Sorteio Público de Municípios (30 de abril), com ampla comunicação para a imprensa. Em Brasília, a manifestação deve ocorrer em frente à CEF no horário do sorteio; em cada uma das regionais, em frente às sedes. 2 . As regionais deverão elaborar carta ao ministro do Controle e da Transparência manifestando sua disposição de não viajar para as atividades da próxima edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos se não for solucionada imediatamente a questão salarial. 3. Realização de assembléia nacional na segunda-feira (5 de maio) para votar paralisação na terça-feira (6 de maio), se até lá o governo não apresentar proposta completa contendo as tabelas para TFC e AFC, o cronograma de implementação, as regras de transposição e de progressão e a forma de remuneração (nos dias de paralisações, os servidores deverão comparecer ao local de trabalho, realizar assembléias e assinar lista de presença específica, conforme determinação judicial). Em Brasília, a assembléia deve ser realizada pela manhã; nas regionais, à tarde, até às 16 h. Os resultados das assembléias devem ser imediatamente encaminhados para a UNACON Nacional para totalização. 4. Realização de assembléia nacional na quinta-feira (8 de maio) para deliberar sobre a paralisação durante a semana em que seriam realizados os trabalhos de campo da próxima edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos 5. Para dar cumprimento ao indicativo supra, o presidente da UNACON Nacional deve convocar as assembléias nacionais da categoria submetendo os indicativos à apreciação. O número de votos apurados localmente será informado para a UNACON Nacional totalizar a votação, proclamar o resultado final e, se for o caso, decretar as paralisações. 6. Caso o governo apresente proposta até quarta-feira (7 de maio), a categoria realizará assembléias na quinta-feira (8 de maio) para avaliação da mesma, mantendo-se o indicativo de paralisação no caso da proposta não contemplar as reivindicações da categoria. Brasília, 28 de abril de 2008  

Negociações não avançam

25/04/2008 às 00:00

Negociações não avançam

                      A reunião entre a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MPOG) e a UNACON, realizada na noite de hoje, 24, não apresentou avanços em termos salariais. Um novo encontro foi marcado para a próxima quarta-feira, 30 de abril, quando a SRH apresentará respostas às solicitações feitas pela direção nacional da entidade.             A UNACON pediu ao secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, que o governo antecipe as duas parcelas de 4% relativas ao reajuste concedido na negociação salarial do ano passado. “Queremos os 8% em julho deste ano”, solicitou o presidente da entidade, Fernando Antunes. O dirigente também pediu que a SRH/MPOG leve o adiantamento em consideração na apresentação de futuras tabelas. E que a próxima proposta apresente três classes com 13 padrões. A direção nacional apresentou, ainda, um estudo onde mostra que, atualmente, mais de 400 TFCs e mais de 700 AFCs já têm remuneração acima da tabela de subsídio proposta pelo governo.             A SRH/MPOG entregou ao presidente nacional uma proposta do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras (SIDEC). “O sistema também vai refletir na carreira de vocês”, disse. A proposta apresentada pelo governo é a mesma entregue às carreiras do Fisco. Antes do final da reunião, Paiva informou aos dirigentes que enviou à Casa Civil um projeto de correção de diárias dos servidores federais.             O secretário Duvanier Paiva ouviu as solicitações da entidade e se comprometeu a apresentar soluções na próxima semana. “Vou analisar tudo o que foi apresentado por vocês”, afirmou. Apesar da marcação da reunião para a próxima semana, Antunes não acredita que este encontro será resolutivo.             Participaram da reunião de hoje o presidente da UNACON, Fernando Antunes, o vice-presidente, Carlos Pio, a secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, o AFC Marcelo Penna Guerra, da Secretaria do Tesouro Nacional, e o AFC Roberto Kodama, da Controladoria-Geral da União.

Leia mais

Servidores da CGU/DF participam de paralisação

24/04/2008 às 00:00

Servidores da CGU/DF participam de paralisação

                                  Mais de trezentos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) no Distrito Federal participaram hoje, 24, do Dia Nacional de Luta, promovido pela UNACON. A decisão de realizar o movimento foi aprovada pelos servidores da carreira em todo o país.             Após participar de um arrastão pelos corredores da CGU o presidente da entidade, Fernando Antunes, conversou com os AFCs e TFCs presentes à paralisação. Antunes ressaltou a importância do movimento e a força que ele tem perante o governo. De acordo com o presidente nacional, o governo tende a acelerar as negociações com as entidades que ainda não fecharam acordo, visto que o reajuste das carreiras militares já foi definido. “Acredito que o governo vai apertar o passo, e o dia de hoje é importantíssimo porque estamos dando um grande recado”, afirmou.             Os servidores da CGU/DF mantiveram a decisão tomada na última assembléia e seguiram o indicativo da Direção Nacional de não trabalharem na tarde de hoje. Uma nova assembléia será realizada na terça-feira, 29 de abril, às 9h.             Participaram da paralisação de hoje, além do presidente nacional, diversos membros das diretorias da UNACON e do Sinatefic: Carlos Pio, Márcia Uchôa, Corinto Santos, Leonardo Castro, George Santana, e José Marcos dos Santos.  

Leia mais

Caravana vai ao Paraná e a São Paulo

24/04/2008 às 00:00

Caravana vai ao Paraná e a São Paulo

A segunda edição da Caravana “Todos Contra a Corrupção” em 2008 visita pela primeira vez dois estados diferentes em uma mesma ocasião. O evento, realizado pelo Instituto de Fiscalização e Controle, com apoio da UNACON, se inicia hoje, 24, em Mandaguari (PR). Amanhã, segue para Rosana (SP). O objetivo da caravana é estimular a comunidade a fiscalizar o trabalho da prefeitura, de modo a garantir o correto uso do dinheiro público. No Paraná, os integrantes da Caravana serão recebidos pela organização Amigos Associados de Mandaguari (Adama), presidida por Antonio Teixeira Veloso Neto. A ONG e seus cerca de 40 associados atuam há três anos no município, realizando diversas atividades na área de fiscalização dos recursos públicos e cidadania. Em São Paulo, o trabalho será desenvolvido juntamente com a Associação de Moradores de Primavera e Rosana pela Ética e Moralidade Administrativa (Amprema). Atuando desde 2002, a Amprema levanta informações sobre possíveis irregularidades, contando com a ajuda da comunidade. O município de Rosana foi palco nos últimos meses de diversos escândalos políticos envolvendo a prefeitura, com repercussão em reportagens de abrangência nacional.   Confira a programação nos municípios: Mandaguari 9h00 – Reunião com os representantes da ONG Adama. Local: Sede AABB, Rua Caetano Munhuz da Rocha, 4610. 11h00 – Reunião com o Ministério Público, com a presença da  Promotora Drª. Maria Sônia Freire Garcia. Local: Fórum da Comarca de Mandaguari. 12h00 – Almoço com os membros da ONG MATRA. 14h00 – Reunião com os vereadores. Local: Câmara Legislativa. 16h00 – Reunião com o Prefeito Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior Local: Prefeitura Municipal. 19h30 – Audiência Pública. Local: Auditório da Escola Estadual São Vicente Pallotti, localizado na Rua João Ernesto Ferreira, n. 300.   Rosana 9h30 – Reunião com os representantes da ONG Amprema. Local: Residência do Sr. Felício – na rua tv das laranjeiras, 192, Q 18, Centro 11h00 –Reunião com o Ministério Público, com a presença do Promotor Rodrigo Nunes Lauriano e o Juiz de Direito Dr. Fernando Antônio Lima. Local: Fórum da Comarca de Rosana. 12h30 – Almoço com os membros da ONG Amprema. 14h00 – Reunião com os Vereadores. Local: Câmara Municipal de Rosana. 16h00 – Reunião com a Prefeita Aparecida Dias de Oliveira. Local: Prefeitura Municipal de Rosana. 19h30 – Audiência Pública. Local: Salão da Loja Maçônica, localizada na Rua juiz de fora, 106, Q: 21, Primavera (SP).

Leia mais

Regionais cruzam os braços em Dia Nacional de Luta - ATUALIZADA

24/04/2008 às 00:00

Regionais cruzam os braços em Dia Nacional de Luta - ATUALIZADA

            Analistas e técnicos de Finanças e Controle de todo o país paralisaram as atividades durante o dia de hoje, 24. A mobilização foi definida por meio de votação nacional, na qual mais de 75% dos servidores optaram por realizar o Dia Nacional de Luta.             Na Paraíba, os servidores participaram de ato em frente ao prédio da CGU e, em seguida, se reuniram para discutir a mobilização e elaborar sugestões de ações a serem adotadas pela Direção Nacional da UNACON. O mesmo foi feito pelos analistas e técnicos do Rio Grande do Sul, que participaram de assembléia e elaboraram propostas de encaminhamento da mobilização, submetidas à Direção Nacional e às regionais da entidade.             Na Bahia, os AFCs e TFCs deixaram salas vazias. Eles acreditam na necessidade de uma maior pressão de todos os servidores da carreira, com indicativo de paralisação dos sorteios, não realização dos eventos do programa olho vivo, não aceitação de cursos à distância, postergação das entregas dos relatórios de auditorias de contas e não aceitação de trabalhos externos. No Ceará, os servidores se reuniram na sede da CGU/CE pela manhã e na regional da UNACON, à tarde. Os analistas e técnicos de Santa Catarina também aderiram à paralisação.             Os servidores do Rio de Janeiro se reuniram e, além de aprovar a paralisação durante todo o dia, agendaram uma nova assembléia para 30 de abril. No Distrito Federal, mais de 300 servidores participaram da mobilização. Uma nova assembléia foi marcada para o dia 29 de abril, terça-feira. Confira, abaixo, fotos do movimento em alguns estados.             Desde o início da semana, a UNACON tem intensificado as tentativas de contato com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, com intuito de agendar reunião entre governo e entidade. Hoje, pela manhã, o coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais do Ministério, Idel Profeta, se comprometeu a falar com o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, para acelerar o processo.   Maranhão   Paraíba   Rio Grande do Norte   Ceará   Santa Catarina   Bahia

Leia mais

ico-fce-1248498586fd276f5178b4d3f2b7aa20.jpg ico-you-90c6251d1ea816aae592005c0d5e6892.jpg ico-flk-ec51aca45a2791d46190d2eadacb4464.jpg

SCLN 110, Bloco C, Loja 69/79 - Brasília - DF - (61) 2107-5000 - CEP: 70.753.530

© Unacon Sindical 2015. Todos os direitos reservados.