Facebook Youtube Flickr
Notícias
A | A+
Imprimir Matéria
Ideias Inovadoras

Tesouro inova com Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados

Iniciativa, premiada do Ideias Inovadoras 2018,contribui para esclarecer, por exemplo, sobre as políticas públicas financiadas por recursos do Tesouro Nacional

Publicado em 15/03/2019 às 16:26 | Acessos: 446


Da esquerda para direita: Lucas Gurgel Leite, Tiago Maranhão Barreto Pereira, Fernando Almeida Barbalho e Jordão Mota Gonçalves

 
A idealização e implantação do Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados do Tesouro Nacional (GT-CEAD), iniciativa premiada do Ideias Inovadoras 2018, teve por base a vertente da transparência pública, contribuir para esclarecer, por exemplo, sobre as políticas públicas financiadas por recursos do Tesouro Nacional, reforçando a missão do órgão de gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público. 
 
O Grupo é composto por servidores de carreira do próprio Tesouro Nacional que formam uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente à execução de atividades voltadas para comunicação estratégica institucional e análise avançada de dados, com foco na promoção da transparência pública e no aprimoramento de práticas internas da STN. O GT-CEAD vem produzindo resultados em estreito alinhamento com os Objetivos Estratégicos Institucionais.
 
O custo da iniciativa se refere apenas à alocação de um pequeno grupo de servidores efetivos do próprio órgão, menos de 1% do quadro de pessoal do órgão, além disso, há o uso intensivo de software livre, sem qualquer ônus para a administração pública.
 
 
O trabalho do GT-CEAD busca a correlação entre dados e processos da STN, com base em plataforma tecnológica apropriada, por meio do emprego de algoritmos avançados no processamento, cruzamento e análise de bases de dados de diferentes fontes internas e externas que se somam a estudos sobre público-alvo e de técnicas de storytelling para, a partir daí, comunicar, compartilhar o conhecimento gerado, de forma empática, compreendendo as especificidades de cada público-alvo específico.
 
 
Alguns dos produtos já elaborados pelo GT são vídeos, relatórios e visualizações de dados interativas sobre temas como: "Ressignificação do Resultado do Tesouro Nacional", "Municípios brasileiros e sua dependência de transferências", "Aplicação das receitas federais", dentre outros. Além do público interno, tais já chamaram atenção da comunidade de desenvolvedores de ciência de dados de Brasília e até mesmo em eventos internacionais. E, em breve, começarão a ser publicados no portal www.tesourotransparente.gov.br. 
 
 
Saiba mais sobre o trabalho desenvolvino no artigo "Suporte do rstats às iniciativas de transparência do Tesouro Nacional brasileiro", disponível no Medium. 

 

 
Fonte: GT-CEAD/STN
ico-fce-1248498586fd276f5178b4d3f2b7aa20.jpg ico-you-90c6251d1ea816aae592005c0d5e6892.jpg ico-flk-ec51aca45a2791d46190d2eadacb4464.jpg

SCLN 110, Bloco C, Loja 69/79 - Brasília - DF - (61) 2107-5000 - CEP: 70.753.530

© Unacon Sindical 2015. Todos os direitos reservados.