Reforma da Previdência: entidades debatem estratégias de atuação e campanha de mídia

Para dar início à agenda de trabalho de 2019, o Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), presidido pelo Unacon Sindical, realizou nesta terça-feira, 22 de janeiro, a primeira Assembleia Deliberativa do ano. A reforma da Previdência, que ainda não teve os parâmetros divulgados pelo governo, dominou a pauta da reunião. Diante da falta de informações de como a equipe econômica pretende encaminhar as mudanças no regime previdenciário, os dirigentes optaram por reforçar a busca pelo diálogo e iniciar uma campanha de mídia em defesa de uma reforma justa.  Rudinei Marques e Bráulio Cerqueira, presidente e secretário-executivo do Unacon Sindical, participaram da assembleia. 

 

 “Temos que pensar em propostas e em regras de transição. Existem outras coisas, no entanto, que não podemos abrir mão”, afirmou Bráulio, após apresentar dados do Regime Próprio. Em relação às mudanças mais amplas, que podem afetar a todos trabalhadores, ele alertou sobre os riscos de empobrecimento da população idosa com capitalização da Previdência, a exemplo do que tem ocorrido no Chile.

 

 A situação do país também foi citada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos da Anfip, Vilson Romero. “Talvez a capitalização venha, pois estamos diante de um Congresso conservador e liberal, e pode acontecer o que ocorreu no Chile, onde os aposentados chilenos tinham a promessa de ter 70% da renda ao fim da vida ativa, e hoje encontram-se em estado miserável. Esse exemplo é importante para combater a capitalização”, disse.

 

Além da reforma da Previdência, os representantes das carreiras de Estado debateram os efeitos da MP 870/2019, que reorganizou os órgãos do Executivo Federal, da IN 02, que restringiu a atuação sindical, e o processo eleitoral da Funpresp.

 

Nesta quarta, 23, as assessorias de comunicação e representantes sindicais voltam a se reunir na sede do Fonacate para definir o mote da campanha de mídia.