Unacon Sindical participou do encontro de dirigentes da CGU nesta segunda, 19

O Unacon Sindical participou do Encontro de Dirigentes da Controladoria-Geral da União (CGU) na manhã desta segunda-feira, 19 de novembro. Fortalecimento do Sindicato e os desafios para o momento foram os principais pontos abordados. Rudinei Marques, Bráulio Cerqueira e Carlos Janz, presidente, secretário executivo e diretor de comunicação, nesta ordem, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro.

 

Marques fez alerta especial para o enfraquecimento do movimento sindical. “Poderá trazer consequências nefastas para o futuro da carreira de Finanças e Controle”, apontou. “A história da carreira confunde-se com a do Sindicato, pois os servidores que posteriormente viriam a criar o Sindicato, foram os mesmos que lutaram pela criação e valorização da carreira”, complementou,  destacando a importância da participação do Sindicato nas mais importantes conquistas da carreira dos últimos 10 anos, como a atualização da denominação e das atribuições dos cargos, a defesa corporativa – como a luta contra a criação de uma unidade setorial de controle interno no âmbito do SUS (relembre aqui) – e a defesa institucional da CGU em 2015 e em 2016. “O momento é de, mais uma vez, unirmos forças e trabalharmos juntos. Portanto, filiem-se”, concluiu.

 

Cerqueira trouxe dados para desconstruir os mitos a respeito do serviço público. “Os salários de ingresso são maiores do que na iniciativa privada, mas a escolaridade é bem mais elevada. Mais de 74% dos servidores têm nível superior”, disse. Desses 74%, 14,54% têm doutorado e 11% mestrado.

 

O secretário executivo do Sindicato também falou sobre os desafios para o momento, como a Reforma Administrativa que ameaça a estabilidade dos servidores públicos (PLS 116/2017), a Reforma da Previdência, a Emenda Constitucional (EC) 95 e Lei 13.681/2018, que prevê o enquadramento, nos cargos das Carreiras de Finanças e Controle e de Planejamento e Orçamento, de servidores que se encontravam no desempenho de atribuições de controle interno e planejamento e orçamento nos ex-territórios federais e nos Estados do Amapá, Roraima e Rondônia.