Unacon e Afipea convidam para exibição do documentário sobre Conceição Tavares, em Brasília

 

A Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e o Unacon Sindical convidam servidores e comunidade acadêmica para exibição do documentário “Livre Pensar”, no dia 19 de setembro, em Brasília. O filme, dirigido pelo cineasta José Mariani, faz um relato da vida e da obra de Maria da Conceição Tavares, economista, intelectual militante, professora referência de várias gerações de economistas brasileiros. Ao longo dos 75 minutos de duração, o cineasta apresenta momentos marcantes de sua biografia, como a chegada ao Rio em 1954, fugindo da ditadura de Salazar em Portugal, e o trabalho na Comissão Econômica para a América Latina, período em que Conceição escreveu o emblemático ensaio “Auge e declínio do processo de substituições de importação no Brasil”.

 

A concepção de outras importantes obras como “Acumulação de capital e industrialização no Brasil”, em 1974, “Ciclo e crise– o movimento recente da Economia Brasileira”, 1978, “A retomada da hegemonia norte-americana”, em 1985, que influenciaram o pensamento econômico estruturalista e heterodoxo na América latina e, em particular, no Brasil, também são apresentadas no documentário. Assista o teaser:

 

 

O diretor José Mariani, que também é autor de “O longo amanhecer” e “Um sonho intenso”, estará em Brasília especialmente para evento e participa, após a exibição, de uma roda de conversa sobre a obra.

 

A entrada é franca. Para participar, encaminhe um email comunicacao@unacon.org.br, com nome e telefone, até o dia 17 de setembro. As vagas são limitadas.

 

SERVIÇO

Exibição do documentário “Livre Pensar” – cinebiografia de Maria da Conceição Tavares

Local: sede do Unacon Sindical – CLN 110, Bloco C, subsolo

Data: 19 de setembro

Horário: 19h