Reportagem do Estadão destaca trabalho parlamentar do Fonacate

 

O Estado de S. Paulo publicou neste domingo, 22 de julho, uma grande reportagem sobre a força funcionalismo no Congresso Nacional. O texto, que, até certo ponto, tem um caráter ofensivo, destaca como o trabalho das entidades representativas dos servidores tem sido decisivo para barrar o desmonte do Serviço Público em curso. O Fórum Nacional das Carreiras de Estado, integrado e presidido pelo Unacon Sindical, é citado como uma das principais fontes de mobilização, com protagonismo nas exitosas batalhas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que previa a reforma da Previdência, e a Medida Provisória (MP) 805/2017, que estabelecia o adiamento de reajustes previstos em lei e a elevação da contribuição previdenciária.

 

 “Conseguimos apoio importante na base do governo”, afirmou o presidente do Unacon Sindical, em entrevista jornal. 

 

A mobilização unificada dos servidores também ganhou destaque.  Segundo o texto, a luta contra a reforma da Previdência “foi um divisor de águas entre a atuação isolada das categorias e a força de coalizão que se formou”. Na avaliação do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), a campanha publicitária que taxava os servidores como “privilegiados” foi tão “injusta e cruel” que uniu os parlamentares e entidades de servidores espalhadas pelo Brasil.

 

ELEIÇÕES 2018

Diante das batalhas travadas recentemente, o Fonacate reconhece a importância de formar uma bancada compromissada com o Serviço Público. Por isso, lançou a Carta de Princípios, durante a 5ª Conferência das Carreiras de Estado, em abril deste ano.  O documento tem como diretrizes o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a valorização dos servidores e a qualificação dos serviços públicos. Agora, o Fórum convoca os candidatos comprometidos com essas diretrizes para endossar o documento.

 

Os servidores da carreira de Finanças e Controle que vão concorrer a cargos eletivos e querem assinar a Carta de Princípios, podem entrar em contato pelo email comunicacao@unacon.org.br.