Caiu na malha fina? Delegada sindical oferece ajuda para resolver a situação

Geralmente, após o envio declaração do Imposto de Renda, o contribuinte volta a acessar o site da Receita Federal apenas para verificar a data da restituição, mas é importante acompanhar o processamento da declaração e, assim, evitar problemas futuros. Para auxiliar os filiados neste acompanhamento e orientar aqueles que já detectaram que caíram na malha fina, a delegada sindical do Distrito Federal, Marussia Pires, oferece atendimento gratuito na sede do Unacon Sindical, em Brasília.

 

“Enquanto a Receita não encaminhar a notificação, é possível corrigir os erros no próprio site ou encaminhar uma declaração retificadora, se for o caso. Se o contribuinte aguardar a convocação para prestar esclarecimentos, o processo para resolução desse problema é bem mais burocrático”, informa Marussia. 

 

O atendimento é realizado às terças-feiras na sede do Sindicato ou por telefone. Para agendar, entre em contato pelo telefone 61 2107 5012, falar com Regina. 

 

Na primeira consulta, o filiado deve trazer as declarações e os recibos de entrega do Imposto de Renda apresentadas nos 2 (dois) últimos exercícios. Para evitar o transtorno de ter que remarcar o atendimento, Marussia alerta para a importância dos filiados necessariamente portarem esses documentos no dia da consulta. “Sem isso, infelizmente não será possível fazer a análise no sistema”, informa.

 

SINAL DE ALERTA

Os idosos e pessoas com deficiência que não entraram no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda possivelmente caíram na malha fina, por isso devem verificar a situação da declaração e corrigir os erros. Quanto antes a situação for resolvida, maior é a chance de o contribuinte ser incluído no próximo lote.