Unacon Sindical lamenta falecimento de Waldir Pires

É com profundo pesar que o Unacon Sindical recebeu a notícia do falecimento de Waldir Pires, na manhã desta sexta-feira, 22 de junho. Ex-governador da Bahia e primeiro ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), em 2003, Pires deu entrada no Hospital da Bahia noite de quinta, 21, com quadro de pneumonia.

 

Em nome da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Rudinei Marques, presidente do Sindicato, expressa as mais profundas condolências a todos os familiares e amigos. “Neste momento de luto, o Unacon Sindical presta sua homenagem a esse grande homem público, que dedicou sua vida aos mais elevados princípios republicanos, a exemplo da atual conformação da Controladoria-geral da União, em seu papel de fomento à transparência governamental e de aprimoramento da gestão pública. Na atual conjuntura brasileira, de aridez política e moral, que o seu exemplo sirva de inspiração a todos aqueles que lutam por um país mais justo e solidário”.

 

LIVRO

A biografia do político, escrita pelo jornalista Emiliano José, foi lançada no dia 14 de junho, em Salvador. O evento foi realizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico, e teve a participação de Pires, que se emocionou muito com o livro.

 

Para a obra, foram quase seis anos de pesquisa, entrevistas, viagens e redação. A biografia foi dividida em dois volumes. O primeiro conta a história do nascimento do político, as candidaturas e o exílio na ditadura Médici.

 

No segundo volume, ainda em fase de revisão, a obra descreve a história de Pires de 1979 aos dias atuais. O foco será a carreira política, que inclui a eleição ao governo do Estado da Bahia, em 1986, e os novos mandatos como deputado federal nas eleições de 1990 e 1998. No governo de Luís Inácio Lula da Silva, exerceu o cargo de ministro de Estado do Controle e da Transparência da Controladoria-Geral da União, em 2003, e Ministro da Defesa, em 2006.

 

LUTO OFICIAL

Rui Costa, governador da Bahia, escreveu mensagem de pesar nas redes socais e decretou luto oficial de 5 dias.