Wagner Rosário é efetivado no cargo de ministro da CGU

O Palácio do Planalto efetivou, nesta quarta-feira, 13 de junho, Wagner de Campos Rosário no cargo de ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A confirmação de Wagner Rosário no comando do órgão de controle interno encerra o período de substituição no cargo, iniciado em 31 de maio de 2017.

 

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) destacou a nomeação como positiva para a carreira. “É muito importante, tanto para nós como para todos os Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC), que membros da carreira ocupem cargos do alto escalão”, destacou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical. Ofício DEN 139 com felicitações a Wagner foi enviado no mesmo dia (acesse abaixo).

 

BIOGRAFIA

Natural de Juiz de Fora (MG), Wagner Rosário, 42 anos, é auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009. É o primeiro servidor da carreira do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) a assumir o comando do órgão de controle interno do Governo Federal. Tornou-se também o primeiro secretário-executivo oriundo da carreira, em agosto de 2016.

 

No órgão de controle interno, atuou ainda na coordenação de Operações Especiais, responsável por investigações conjuntas de combate à corrupção, em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado. Antes de ingressar na CGU, trabalhou no Exército Brasileiro, chegando ao posto de capitão.

 

Wagner Rosário possui mestrado em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, da Espanha, com a tese “O papel do controle interno na luta contra a corrupção, com ênfase na investigação conjunta desenvolvida no Brasil e na Espanha”, publicada em 2016. É graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).