Câmara de Representantes do Tesouro é instalada nesta sexta, 25

Está instalada a Câmara de Representantes do Tesouro Nacional (CRTN).  O órgão, criado em julho de 2017, é composto pelos delegados sindicais Ágatha Lechner, Gabriel Junqueira, Luiz Alberto, Eric Lisboa, Rafael Perez e Manoel Messias, todos do âmbito das Finanças Públicas, e pelo secretário executivo da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Bráulio Cerqueira. A reunião primeira reunião da Câmara foi realizada nesta sexta-feira, 25 de maio, na sede do Unacon Sindical, em Brasília. Durante o encontro, os membros elegeram a mesa diretora do CRTN 2018-2020.   Luiz Alberto e Gabriel foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente. 

 

Pela manhã, Rudinei Marques e Arivaldo Sampaio, presidente e diretor do Sindicato, participaram do encontro para informar sobre o andamento de pautas gerais.

 

Para iniciar, Arivaldo convidou os delegados a divulgaram a festa do junina, que será realizada no próximo dia 22. Em seguida, falou sobre a reformulação do plano odontológico, em andamento. “O objetivo é ampliar os procedimentos cobertos pelo convênio e garantir, por exemplo, manutenção de aparelhos ortodônticos. ” Os resultados das tratativas com a Odontoprev serão divulgados em breve. 

 

Marques citou a importância do processo eleitoral deste ano e a carta de princípios elaborada pelo Fonacate. "Precisamos de parlamentares que tenham compromisso com o fortalecimento do Serviço Público". Outro assunto abordado pelo presidente foi a recente vitória dos servidores com o arquivamento do PLS 395/2017, que, entre outras disposições, estabelecia parcela suplementar de contribuição previdenciária de até 22% da remuneração dos servidores. Assista o vídeo aqui

 

À tarde, a reunião contou com a presença do vice-presidente do Unacon Sindical, Daniel Lara. A urgência de realização de concurso para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) pautou a conversa. 

 

“Se não tivermos concurso, o cargo de TFFC vai ser extinto”, afirmou Daniel, que também defendeu: “As atribuições previstas em lei dão condições para que os dois cargos da carreira coexistam harmonicamente”. Para concluir, ele traçou um histórico da luta pela revitalização do cargo.

 

“A exigência de Nível Superior para ingresso chegou a ser aprovada no Congresso, mas foi vetada pela Presidência da República. Com a atual situação política do país, voltamos à estaca zero e precisamos estar unidos em defesa dessa causa”, sustentou o vice-presidente da DEN. 

 

Por fim, os delegados sindicais debateram sobre a campanha de filiação e o III Conacon, que será realizado no primeiro semestre de 2019. A próxima reunião do Câmara de Representantes do Tesouro Nacional será promovida em outubro.