Governo anuncia nova tentativa de adiar reajuste previsto em lei

na mídia , imprensa

Quatorze dias após a extinção definitiva dos efeitos da Medida Provisória 805 de 2017, os servidores foram, novamente, surpreendidos pelas manchetes de jornais que anunciam o possível adiamento da parcela de 2019 do reajuste salarial. Segundo o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o descumprimento do acordo firmado com os servidores e previsto em lei “é uma carta na mesa que pode ajudar na observância do teto do gasto” no próximo ano. O discurso foi reforçado pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que confirmou possibilidade.  Para Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, o anúncio evidencia, mais uma vez, a intransigência de um governo que tem preterido o diálogo com servidores.

 

“Se vierem mais medidas arbitrárias, só temos uma resposta, que é trabalhar contra”, afirmou Marques, em entrevista ao Estadão.

 

Tendo em vista a ampla rejeição do Congresso à MP 805/2017, a estratégia do governo é enviar a nova proposta após as Eleições 2018. Assim, a matéria, que poderá ser encaminhada via projeto de lei ou Medida Provisória, seria analisada pelos novos congressistas.

 

O assunto será discutido pelo Unacon Sindical junto às demais entidades afiliadas ao Fonacate.  Aos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, o Sindicato recomenda a manutenção da vigilância.