Entidades comemoram perda de validade da Medida Provisória que adiaria os reajustes dos servidores públicos

 

Durante Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (10), as entidades afiliadas ao Fonacate comemoraram a perda de validade da Medida Provisória (MPV) 805/2017, que pretendia adiar para 1º de janeiro de 2019 os reajustes salariais previstos para várias categorias do Poder Executivo e elevava a contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%.

 

A MP foi editada em outubro do ano passado e teve 120 dias para ser convertida em lei, ou seja, para ser votada na Câmara e no Senado, o que não ocorreu no prazo que expirou nesse domingo, dia 8 de abril.

 

 

O deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF) participou da reunião e celebrou junto às entidades. “Não existe a menor possibilidade que esse tema volte a ser editado em uma nova medida. A MP era muito injusta para os servidores. Uma vez que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, já havia suspendido a aplicação de artigos da MP 805, nossa orientação foi de não dar prosseguimento à tramitação”, disse Rosso que foi o presidente da Comissão Mista encarregada da matéria.

 

 

“Queremos fazer um agradecimento público ao deputado Rogério Rosso, que desde o começo ouviu e entendeu o posicionamento dos servidores e se manteve o tempo todo ao nosso lado contra a MP 805/2017”, ressaltou o presidente do Unacon Sindical e  do Fonacate, Rudinei Marques.

 

As entidades também agradeceram ao parlamentar seu apoio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, da reforma da Previdência. “Vocês é que estão de parabéns pelo trabalho que fizeram no Congresso Nacional contra a matéria. Auxiliando e esclarecendo os parlamentares sobre os equívocos da reforma previdenciária proposta pelo governo federal. Se não fossem as Carreiras de Estado, organizadas no Fonacate, não teríamos conseguido enterrar a PEC 287”, afirmou Rogério Rosso.

 

O deputado insistiu que o Fonacate e suas afiliadas, pelo corpo técnico que possuem, devem se adiantar e já propor uma nova reforma da Previdência que beneficie e seja justa para todos os brasileiros. “Estamos começando a trabalhar nisso”, informou Rudinei Marques.

 

 

Conferência

Durante a Assembleia as entidades conheceram toda a programação da 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que será realizada nos próximos dias 17 e 18 de abril, em Brasília/DF.

 

Devido à grande demanda das entidades, as inscrições foram prorrogadas para até está quinta-feira, 12 de abril. Garanta sua vaga. Clique aqui e saiba mais

 

 

Com informações: Ascom/Fonacate 

Imagem: Ascom/Sinal