DEN cobra celeridade nas investigações sobre a morte da vereadora

 

Luto pelo assassinato da vereadora Marielle Franco

 

Nesse último dia 14 de março, o assassinato da vereadora Marielle Franco, jovem e destacada liderança na luta pelos direitos humanos, repercutiu em todo o Brasil e o mundo. Marielle foi morta a tiros, assim como seu motorista, Anderson Pedro Gomes, quando saíam de um evento de ativistas negras, no Rio de Janeiro. Calou-se uma voz que denunciava os abusos e arbitrariedades cometidas pelo próprio aparato repressivo estatal nas comunidades mais carentes do Rio.

 

A mulher, negra, homossexual, militante, socióloga, que veio da comunidade da Maré, se tornara referência na defesa das minorias e acabara de ser nomeada relatora da Comissão da Câmara dos Vereadores para acompanhar a intervenção federal comandada por militares no estado do Rio. Os primeiros indícios, perseguição em automóvel e nove tiros disparados sem que nada fosse roubado, sugerem execução da vereadora, o que de forma preocupante vem se somar a outros episódios recentes de violência no Brasil contra intelectuais e ativistas sindicais e sociais: dos ensaios de censura nas universidades a assassinatos de lideranças caboclas, indígenas, e de quilombolas, como o de Paulo Sérgio Almeida Nascimento morto no estado do Pará apenas dois dias antes de Marielle, passando pelas ameaças a servidores públicos engajados na luta por seus direitos.

 

O momento é de luto, mas principalmente de resistência, indignação e luta. Não podemos aceitar que 90% dos assassinatos não sejam solucionados em nosso país! Diante desse cenário grave e desanimador, que a trajetória e o exemplo de vida de Marielle Franco nos inspire servindo de motor para que nos fortaleçamos na defesa da democracia, indissociável que é do respeito à diferença e à busca por justiça social.

 

O Unacon Sindical lamenta esse crime bárbaro e se coloca ao lado das demais instituições e movimentos sociais, que clamam por justiça e investigação célere das autoridades competentes.

 

O Unacon também se solidariza com a família, parentes e amigos de Marielle e se coloca à disposição para colaborar com o que for possível.

 

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

16 de março de 2018