Unacon Sindical lança campanha de empoderamento feminino no Dia Internacional da Mulher

 

“Lugar de Mulher é no combate à corrupção”. “Lugar de Mulher é na gestão das contas públicas”.  Este é o mote  da campanha elaborada pelo Unacon Sindical para o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, 8 de março.  Além dos dizeres, as peças trazem dados que apontam a baixa ocupação dos cargos de Auditor(a) e Técnico(a) Federal de Finanças e Controle por mulheres. Os banners estão expostos na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 

 

No Serviço Público Federal, segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do Ministério do Planejamento, as mulheres representam 45,7% do total do efetivo civil do Poder Executivo. Esse dado, no entanto, não reflete a realidade da carreira de Finanças e Controle. As Auditoras e Técnicas Federais de Finanças e Controle correspondem a 29,8% do total de ativos. A ocupação feminina dos cargos comissionados é um pouco menor.    

 

Na CGU, os dados do PEP apontam que as mulheres ocupam 29% dos cargos comissionados de Direção e Assessoramento Superior (DAS). Na STN, elas são 24% dentre os ocupantes dos cargos de coordenador(a), coordenador(a)-geral, subsecretário(a), secretário(a)-adjunto e de gabinete. 

 

A Diretora de Filiados do Unacon Sindical, Roberta Holder, ressalta a relevância da campanha. “No Dia Internacional da Mulher, não poderíamos deixar de destacar a importância da luta pela igualdade de gênero também no serviço público e aproveitar a data para refletir sobre a desigualdade, que ainda persiste, entre o número de mulheres e homens na atividade de finanças e controle. E, assim, reforçar a urgência de mudança nesse cenário atual e apoiar as servidoras na busca por empoderamento, reconhecimento e visibilidade na Administração Pública são alguns dos objetivos dessa campanha”. 

 

Confira as peças abaixo.