Movimento unificado contra as reformas e a favor do serviço público ganha força

Mobilização

 

A irresignação dos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público com retomada da reforma da Previdência foi estampada em faixas e entoada em palavras de ordem no ato "Ocupa Brasília”, realizado na manhã desta terça-feira, 28 de novembro. Mais de 2 mil pessoas participaram da mobilização em frente do anexo II da Câmara dos Deputados. Caravanas de todos os estados da Federação e de diversas entidades representativas estiveram presentes. O Unacon Sindical foi representado pelo presidente, Rudinei Marques, e pelo diretor de Finanças, Filipe Leão.  Bráulio Cerqueira, Roberta Holder e Arivaldo Sampaio, membros da Diretoria Executiva Nacional (DEN) eleita para a próxima gestão (2018-2020), também participaram do ato.

 

A atividade contou ainda com a participação dos filiados Flávio Yamashita, Adriana Cláudia Reis e Rosangela Casini, as duas últimas do Rio de Janeiro. 


A mobilização havia sido inicialmente convocada para a Praça dos Três Poderes, mas com a presença ostensiva da polícia, foi transferida para o anexo II da Câmara. No início, houve um tensionamento por conta da posição dos carros de som. A polícia também impedia o deslocamento dos trabalhadores concentrados em frente à Catedral de Brasília, que seguiam para ato, mas a situação foi resolvida com a intervenção de alguns parlamentares e dirigentes sindicais.

 

Rudinei Marques criticou os investimentos do governo em campanhas que denigrem a imagem do Serviço Público. “Estamos aqui para denunciar este governo que retirou R$ 20 milhões do nosso bolso e investiu em campanhas de mídias para destruir a imagem do serviço público brasileiro. Estamos aqui para dizer não à terceirização das atividades-fim, não à Emenda Constitucional 95, não à reforma trabalhista, não à reforma da Previdência, não à MP 805, não a todas as medidas que retiram diretos dos trabalhadores. Daqui para frente é unidade e força até a vitória. Vamos à greve geral no dia 5 de dezembro”, conclamou o presidente do Sindicato.

 

Após o fim do ato, as filiadas Adriana Cláudia Reis e Rosangela Casini se uniram a outras entidades sindicais no trabalho parlamentar contra a reforma da Previdência. Para elas, é fundamental intensificar a articulação com força total. “É preciso que mais pessoas se prontifiquem a fazer esse trabalho aqui no Congresso”, destacaram. 

 

REUNIÃO COM RODRIGO MAIA


Como resultado da atividade, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), convocou uma reunião com as lideranças do movimento. Rudinei Marques e mais cinco dirigentes foram delegados para apresentar as reinvindicações no encontro, que ainda aguarda a confirmação de horário, mas que deve ser realizado até o fim da tarde de hoje, 28.

 

Após a reunião, as entidades voltam a se encontrar para definir os próximos passos da mobilização. Este foi o segundo ato público organizado pelo Fonacate em parceria com o Fonasefe.