Por todo o país, servidores protestam contra o desmonte do Estado brasileiro

O Dia Nacional de Lutas contra o desmonte do Estado brasileiro, realizado nesta sexta-feira, 10, foi marcado pela união dos servidores públicos.  De Norte a Sul do país, servidores de diversos segmentos se reuniram e foram às ruas para dizer: não à reforma da Previdência, não à reforma Trabalhista e não à Medida Provisória (MP) 805/2017.  Em Brasília, o ato público teve início às 9h e perdurou por toda manhã, mesmo debaixo de chuva. Na capital piauiense, onde está sendo realizada a reunião do Conselho de Delegados Sindicais, os servidores também aderiram à mobilização.

 

Em marcha pelas ruas de Teresina, os delegados sindicais e diretores do Unacon Sindical pediam a reversão integral da MP 805/2017, que adia as parcelas do reajuste salarial e aumenta a alíquota de contribuição previdenciária.  Filipe Leão relembrou que a Controladoria-Geral da União foi alvo do primeiro ataque do governo Michel Temer e que a situação foi resolvida com a ampla mobilização dos servidores. “Agora, com ataques aos direitos trabalhistas e sociais, é preciso manter a união e intensificar a mobilização. ”  

 

Na capital do país, a chuva não intimidou os manifestantes, que permaneceram até o início da tarde em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

“Temos que celebrar, pois é a primeira vez que conseguimos reunir o Fonacate, o Fonasefe e as centrais sindicais no mesmo ato. Mas é preciso lembrar que este é apenas o primeiro passo desta grande mobilização.  Vamos intensificar a luta nas próximas semanas. Se for preciso, faremos atos públicos maiores, a exemplo do realizado meses atrás, com milhares de pessoas aqui na Esplanada dos Ministérios”, afirmou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical. 

 

O Dia Nacional de Lutas foi idealizado e convocado pelo Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) e pelo Fórum dos Servidores Federais (Fonasef). As entidades também trabalham juntas na formulação das ações judiciais contra a MP 805/2017. 

 

Confira na galeria como foram atos nas capitais brasileiras.