Carreiras de Estado aprovam paralisações e ações judiciais contra o adiamento do reajuste

Indignadas com a Medida Provisória (MP) 805/2017, que posterga os reajustes salariais dos servidores públicos federais de 2018 para 2019, as entidades que compõem o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) aprovaram em Assembleia Geral realizada nessa quarta-feira, 1º de novembro, ações judiciais e paralisações nacionais contra a medida.

 

O presidente do Unacon Sindical e do Fonacate, Rudinei Marques, disse que é hora de ir à luta.  “O país está sendo saqueado à luz do dia. Conquistas trabalhistas e sociais estão servindo de moeda de compra de apoio parlamentar. Ou derrotamos esse projeto execrável, ou teremos o maior retrocesso social da nossa história”.

 

Além de adiar o reajuste, a MP 805/2017 também aumenta a alíquota contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%, para quem ganha acima de R$ 5 mil.

 

“Vamos unir forças e atuar no Congresso Nacional para derrubar esse absurdo”, ressaltou o presidente do Sinait e também vice-presidente do Fórum, Carlos Silva.

 

As entidades irão intensificar o trabalho parlamentar nos próximos dias. Também serão propostas ações judicias no Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que os reajustes já estão aprovados em lei. As carreiras que compõem o Fórum já convocaram assembleias para deliberar sobre paralisações e atos públicos, a fim se enfrentar mais esse ataque aos trabalhadores do setor público.

 

A carreira de Finanças e Controle, conforme convocação publicada nesta quarta, 1º, se reúne em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nos dias 6 e 7 de novembro. Em Brasília a AGE será realizada às 9h30, na Controladoria-Geral da União (CGU), e às 14h30, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Nos estados, de acordo com convocação própria.

   

Na oportunidade, os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle vão deliberar sobre a adesão ao Dia Nacional de Lutas do Funcionalismo (10/11) e outras ações. Participe!

 

 

Com informações: Ascom/Fonacate

Alterações: Ascom/Unacon Sindical  

Imagem: Samuel Oliveira