Noite do dia 31 de agosto teve homenagens e revelação dos ganhadores do concurso de contos

 

A noite do dia 31 de agosto foi inteiramente dedicada para a comemoração dos 30 anos da carreira de Finanças e Controle. Promovido pelo Unacon Sindical, o evento teve como objetivo enaltecer a contribuição dos Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC), ativos e aposentados, na construção dessas três décadas de história. Realizada em Brasília, no Windsor Plaza Hotel, a solenidade reuniu expoentes da carreira, convidados especiais e autoridades como Wagner de Campos Rosário e Otávio Ladeira, que representaram a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), nesta ordem. O senador Hélio José (PMDB-DF) também compareceu à cerimônia.

 

“Nossa carreira completa 30 anos de existência.  E se nós estamos aqui, neste momento, é porque muitos Auditores e Técnicos Federais nos precederam em determinação e competência – duas palavras para resumir a história construída ao longo desses 30 anos de relevantes serviços prestados ao país”, reconhece Rudinei Marques, presidente do Sindicato, que enalteceu, ainda, a participação do Unacon Sindical em momentos críticos, como os que marcaram a defesa institucional e a queda de um ministro da CGU.

 

A paridade entre ativos e aposentados também foi apontada como uma das preocupações primordiais da entidade durante todos esses anos. Marques citou decisão recente do Tribunal de Contas da União (TCU) que suspendeu o bônus para aposentados e pensionistas da Receita e do Trabalho como uma das razões pelas quais o advento do subsídio representa a melhor opção. “A paridade e a integralidade de remuneração entre ativos e aposentados é compromisso do Sindicato, em respeito à histórica dedicação e serviços prestados por nossos aposentados”, destacou, seguido de aplausos.

 

O ministro substituto da CGU aproveitou a oportunidade para agradecer os servidores ativos e inativos. “Agradeço, mais uma vez, os senhores e as senhoras por tudo que fizeram e também os que assumiram o compromisso de manter e honrar todo o trabalho já conquistado”, destacou.

 

A oportunidade que a carreira oferece de transformar vidas e realidades foi destacada por Ladeira. “Temos boas histórias de mudanças de processos existentes, de aperfeiçoamento daquilo que a gente faz. Mas também temos histórias muito interessantes de reconstituição, de construir do nada, de acreditar e fazer algo muito diferente do nosso dia a dia, oportunidade que poucas carreiras têm. É nessa carreira, que tem muito mais conquistas pela frente, que eu acredito”, concluiu.

 

A mesa da primeira parte da comemoração foi conduzida pela jornalista do Correio Braziliense, Vera Batista. Responsável pelo Blog do Servidor, a comunicadora anunciou os ganhadores da segunda edição do Concurso de Contos do Unacon Sindical. “Duas mulheres ficaram entre as primeiras colocadas”, vibrou.

 

A AFFC Maíra Luísa Milani de Lima e a TFFC Dalvina Macedo de Oliveira Souza ficaram com o primeiro e o segundo lugar, nesta ordem. Dalvina foi a vencedora da primeira edição do certame, realizado em 2014 (relembre aqui). O AFFC Edward Lúcio Vieira Borba, o TFFC Álvaro Roberto Vieira de Assis e o AFFC Ronaldo Alves Nogueira conquistaram a terceira, quarta e quinta posição, respectivamente. Os Auditores Rafael Perez Marcos e Claudio Pelacini não classificaram mas receberam menção honrosa pela comissão avaliadora.

 

Os Correios também fizeram a obliteração do carimbo e o lançamento do selo comemorativo da entidade.

 

HOMENAGEM

O Unacon Sindical ainda homenageou oito Auditores e Técnicos pelos relevantes serviços prestados à carreira e ao país. Anjuli Tostes, Carlos Pio, Elaine Bicalho, Fernando Ferreira, Gerardo Gama, Israel Reis de Carvalho, Marcus Braga e Paulo Ricardo Grazziotin foram escolhidos em reconhecimento ao elevado espírito público que os caracteriza.

 

O Unacon Sindical ofereceu coquetel para os convidados, na segunda parte da solenidade. As foto dos evento estão disponíveis no Flickr do Sindicato (clique aqui).