Em Brasília, carreira aprova, por unanimidade, Dia Nacional de Protestos para a próxima quarta, 30

Os servidores da carreira de Finanças e Controle aprovaram, por unanimidade, a realização do Dia Nacional de Protestos na próxima quarta-feira, 30 de agosto. O encaminhamento, que é uma proposição conjunta das carreiras de Estado, foi votado em assembleias na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e na Controladoria-Geral da União (CGU) promovidas nesta terça e quarta-feira, 22 e 23 de agosto, respectivamente.  Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, Daniel Lara, secretário executivo, e os diretores Roberto Kodama e Júlio Possas participaram da AGE na CGU. O encontro também contou com a presença dos delegados sindicais do Distrito Federal (DF), Arivaldo Sampaio, Carlos Janz e Patrícia Gebrim.

 

Marques destacou que é preciso reagir. “Ano que vem completo 30 anos no serviço público e, em paralelo, de atividade sindical, e nunca presenciei um ataque tão amplo e massivo contra o funcionalismo. Poderia enumerar dezenas de projetos em tramitação e leis já aprovadas que têm esse intuito mas destaco, para ser breve, a Emenda Constitucional 95, a reforma da Previdência e o projeto que prevê a demissão do servidor. Agora, em meio a tudo isso, temos que lutar para manter as parcelas do reajuste acordado com o governo e previsto em lei”, declarou.

 

O presidente do Sindicato aponta que o adiamento do reajuste dos servidores vai gerar uma economia equivalente ao valor que os políticos querem destinar ao Fundo Especial de Financiamento da Democracia. “Ou seja, querem colocar na conta do servidor os custos das campanhas políticas do próximo ano que, diga-se de passagem, são as mais caras do mundo. É inadmissível que o servidor seja o ‘bode expiatório’ da crise”, afirmou Marques.

 

30 DE AGOSTO

O Dia Nacional de Protestos será promovido em todo o território nacional. Na sede CGU, os servidores irão se reunir em frente ao edifício Darcy Ribeiro a partir das 10h30. Na STN, o protesto está convocado para às 14h. No mesmo dia, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) irá se reunir com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Augusto Chiba, para tratar das medidas anunciadas pelo governo no último dia 15 (saiba mais aqui).

 

As deliberações dos estados devem ser consolidadas até o fim da semana.