Leão participa de ato contra a contratação temporária de médicos veterinários

Filipe Leão, diretor de finanças do Unacon Sindical, participou de ato público em solidariedade ao Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) na manhã desta sexta-feira, 28 de julho. O protesto contra a terceirização e a contratação temporária de médicos veterinários foi realizado no dia que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comemora 157 anos de existência. Paulo Martins, secretário gral do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) também participou do ato.

 

Em nome da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Leão declarou apoio ao movimento e chamou a medida de “aberração jurídica”. “Parafraseando o poeta e dramaturgo: há algo de podre no reino do Brasil. A redução do Estado e o enfraquecimento do serviço público reverberam em medidas como essa de terceirizar uma atividade fim importantíssima para a indústria, para a população brasileira e para o desenvolvimento do país. Querem reduzir o Estado a ponto de estrangular todas as suas atividades”, disse, em analogia à frase de Shakespeare, “há algo de podre no reino da Dinamarca”, extraída da tragédia Hamlet.

 

Para incentivar o movimento, Leão compartilhou com os Auditores Fiscais Federais Agropecuários os recentes episódios que resultaram na derrubada de dois ministros da Controladoria-Geral da União (CGU). “Fizemos atos de rua e chamamos a atenção da imprensa nacional e internacional nesses dois últimos anos. O MAPA tem uma participação fundamental no desenvolvimento da nação. Por isso gostaria de dizer que podem contar conosco. Já estamos cerrando fileiras tanto no Fonacate quanto no Unacon Sindical para, juntos, enfrentarmos essas questões”, concluiu.

 

O ato terminou com palestra do assessor parlamentar Antônio Augusto de Queiroz sobre carreiras de estado e os riscos da terceirização e coffee break em comemoração ao aniversário de 157 anos do MAPA.