Apuração preliminar indica aprovação da categoria

Apuração preliminar da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta quarta-feira, 5 de julho, indica aprovação da Reforma Estatutária do Unacon Sindical e do Unacon Associação. No Ceará, a alteração teve 22 votos a favor e apenas uma abstenção. Bahia registrou 17 votos pela aprovação e apenas um contrário, assim como Alagoas que teve sete votos pela aprovação e apenas um contra. Mato Grosso do Sul fechou com 15 votos pela aprovação e nenhuma abstenção ou voto contrário. O resultado final será divulgado até sexta-feira, 7 de julho, após consolidação dos votos de todos os estados.

 

Além de atualizar a nomenclatura dos cargos no estatuto e no regimento interno do Unacon Sindical e do Unacon Associação, as propostas têm o objetivo de ampliar a participação dos filiados lotados no Ministério da Fazenda, por meio da criação da Câmara de Representantes do Tesouro. O novo espaço, que congregará delegados sindicais do Tesouro Nacional, será destinado à discussão de pautas específicas relacionadas ao ambiente de trabalho. As propostas foram encaminhadas para a casa dos filiados.

 

Em Brasília, a votação começou cedo. Na Controladoria-Geral da União (CGU), o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Jorge Henrique Mendonça foi o primeiro a votar. Na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os Auditores Jailison Silveira e Luiz Alberto Marques abriram as urnas.

 

Para Jorge, a participação dos servidores é muito importante e não pode sofrer interferência da conjuntura política atual.  “Apesar dessa crise, é importante que todos participem das consultas do Unacon Sindical, das assembleias e coloquem suas opiniões. Até porque a consulta de hoje foi muito importante, pois estabelece uma maior representatividade aos colegas da STN, além de contemplar a adaptação do estatuto à mudança de nomenclatura, que é a uma demanda histórica”, disse.

 

Jailson aponta para a importância de conscientização política por parte dos servidores. “Obviamente cabe ao Sindicato apresentar meios de participação aos servidores interessados, mas se não houver a consciência de que a atividade sindical depende do envolvimento de todos os servidores, esses instrumentos não valerão de nada”, ressalta.