Líder do PMDB no Senado recomenda trabalho de convencimento mais intenso nos estados

Na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, as Centrais Sindicais foram recebidas pelo líder do PMDB no Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Em pauta, as reformas Trabalhista e da Previdência. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, participou da reunião na condição de vice-presidente da Pública – Central do Servidor. Filipe Leão e Romualdo dos Santos, diretor de finanças e delegado sindical da Bahia, respectivamente, também participaram o encontro.

 

Renan Calheiros recomendou trabalho de convencimento mais intenso nos estados. Segundo ele, a visita aos senadores, em suas respectivas bases, pode ser a melhor estratégia nessa etapa de tramitação do PLC 38/2017. “Todos aqui sabem que não questiono a necessidade de reformas, mas faço oposição a essa flexibilização de direitos que está sendo promovida”, disse.

 

Paulo Paim (PT-RS) e Hélio José (PMDB-DF), presidente e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, nesta ordem, também participaram do encontro e reforçaram a recomendação de Renan. “Vocês têm todos os argumentos prontos. A visita aos senadores nos estados será um passo importante a ser dado nesse fim de semana e que, com certeza, terá impacto direto aqui dentro”, disse.

 

Paim também aproveitou e fez um apelo para que as Centrais divulguem mais as ações da CPI da Previdência. “Estamos mostrando que os dados dessa reforma são controversos, mas a imprensa está claramente boicotando nosso trabalho”, alertou. Em audiência pública da CPI da Previdência realizada na segunda, 29, advogados previdenciários foram unânimes ao afirmar que a reforma proposta pelo governo parte de diagnósticos equivocados e premissas seletivas (saiba mais aqui).

 

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) declarou que esta é uma briga suprapartidária. “Temos que somar todas as forças vivas do país, nas ruas, para lutar contra esse suicídio social promovido pelo governo. E a unidade das centrais será fundamental nessa tarefa”, disse. Os deputados Paulo Pereira (SD-SP) e Bebeto (PSB-BA) também participaram da reunião.

 

Nova reunião deve ser realizada na segunda, 5 de junho, para avaliar o impacto da ação nos estados no fim de semana.