Fonacate manifesta apreensão com nova crise política

 

Apreensivas com a nova crise na República, as entidades que compõem o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) cobram, em Nota Pública, respostas à sociedade com a apuração rigorosa das denúncias levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O escândalo envolvendo o governo federal e outros políticos, divulgado amplamente pela mídia nesta quarta-feira, 17, volta a trazer instabilidade política e econômica para o país. No documento, o Fonacate afirma que tem "plena convicção de que as instituições republicanas estão aptas a dar as respostas que a sociedade exige neste momento", e reitera que "as carreiras de Estado estão atuando em defesa dos valores constitucionais e do Estado Democrático de Direito".

 

Leia abaixo o documento na íntegra:

 

NOTA PÚBLICA

  

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, que representa mais de 180 mil servidores públicos que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro, ligadas às áreas de segurança pública, fiscalização e regulação do mercado, ministério público, diplomacia, arrecadação e tributação, proteção ao trabalhador e à saúde pública, inteligência de Estado, formulação e implementação de políticas públicas, comércio exterior, prevenção e combate à corrupção, fiscalização agropecuária, segurança jurídica e desenvolvimento econômico-social manifesta sua apreensão quanto à nova crise política que assola o Brasil.

 

O escândalo divulgado nesta quarta-feira, 17, torna-se ainda mais grave na medida em que o atual governo assumiu o poder, após processo de impeachment, com um discurso de transparência e de moralidade pública. Com efeito, as denúncias são gravíssimas e precisam ser apuradas.   

 

Neste sentido, o FONACATE manifesta, em primeiro lugar, a sua plena convicção de que as instituições republicanas estão aptas a dar as respostas que a sociedade exige neste momento. Ademais, espera uma apuração rigorosa das denúncias levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a responsabilização célere e exemplar dos agentes públicos e demais envolvidos. À sociedade, o Fórum assegura que as carreiras de Estado estão atuando em defesa dos valores constitucionais e do Estado Democrático de Direito.

 

Brasília, 18 de maio de 2017

 

RUDINEI MARQUES

Presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado

Presidente do UNACON SINDICAL – Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle

 

 

Com informações: Ascom/Fonacate