#OcupeBrasília: Oposição e entidades sindicais debatem estratégias de mobilização para próxima quarta, 24

 

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, participou na manhã desta terça-feira, 16 de maio, de reunião para planejar o ato público #OcupeBrasília contra a proposta de reforma da Previdência, agendado para o dia 24. O encontro, convocado pela Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, contou com a presença de representantes de sete centrais sindicais, parlamentares de diversos partidos, além de dirigentes de confederações, federações, sindicatos e associações.

 

“Desde o primeiro momento, estamos empenhados na luta contra essa reforma que está posta. Produzimos estudos, propomos emendas, participamos e promovemos debates. Mesmo diante de toda a argumentação técnica, o governo piorou a situação para os servidores no substitutivo. Mas não vamos nos intimidar, pelo contrário, daqui para frente vamos intensificar nossa luta”, afirmou Marques.

 

AMEAÇA

O presidente do Sindicato, que também é presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), comentou a ameaça do governo de processar entidade por conta da campanha de mídia “Essa reforma não é a solução! ”. Ele reforçou que a ameaça não vai paralisar a mobilização de enfrentamento à reforma. “Fizemos um movimento bom no dia 15 de março, foi melhor ainda no dia 28 de abril e, agora, vamos nos dedicar com toda força para fazer uma grande mobilização na semana que vem. ”

 

A intenção do governo de processar o Fonacate foi destaque no jornal O Globo na última sexta-feira, 12. A notícia informa que a Advocacia-Geral da União pretende ingressar com uma ação judicial contra a propaganda, que defende a manutenção dos direitos dos trabalhadores e fortalecimento das ações contra a corrupção e sonegação de impostos.

 

A peça, veiculada na Globo News desde o dia 17 de abril, traz o seguinte texto: "Com a reforma da Previdência, o governo espera economizar R$ 740 bilhões em dez anos, uma média de R$ 74 bilhões por ano. Se adotar medidas firmes contra a corrupção, investir no combate à sonegação e deixar de retirar 30% das receitas da Seguridade, o governo terá sete vezes o valor que pretende economizar no mesmo período, sem mexer em nenhum dos nossos direitos. ”

 

A campanha teve ampla repercussão. Só no Facebook do Unacon Sindical, a mensagem foi vista por mais de 1 milhão de pessoas e compartilhada quase 15 mil vezes. Assista abaixo.