Parecer da PEC 287 penaliza servidores

 

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 19 de abril, representantes sindicais das entidades afiliadas ao Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) discutiram o relatório apresentado pelo deputado Arthur Maia (PPS/BA) na Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 de 2016. Para os dirigentes, os servidores foram escolhidos como “bode expiatório” dos problemas econômico-fiscais pelos quais o país atravessa, pois foram prejudicados no substitutivo do relator. Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Unacon Sindical, participaram do encontro na sede do Fonacate, em Brasília.

 

Durante a reunião, o analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Antônio Augusto de Queiroz, apresentou uma análise previa do parecer, com destaque para as principais mudanças e pontos que, mesmo diante do intenso trabalho parlamentar das entidades sindicais, não foram flexibilizados. Para ele, o relatório é ruim e de difícil compreensão.

 

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical e do Fórum, acredita que a falta de clareza pode “ser um artifício para camuflar as maldades que o governo não quer assumir explicitamente”.

 

Ao fim da reunião, as entidades decidiram intensificar a luta contra a PEC 287. Para o próximo dia 28, a conclamação para Greve Geral ganha ainda mais ênfase.

 

GREVE GERAL- 28 DE ABRIL

Em Brasília, a concentração do movimento será em frente ao Congresso Nacional, a partir das 9h. Atrás da Alameda dos Estados, haverá uma estrutura de apoio para os servidores, com disponibilização de cadeiras, água e banheiros químicos. O evento será transmitido em tempo real pela página do Sindicato no Facebook. Acompanhe e participe!