Olimpíada de Matemática premia talento dos servidores do Tesouro

 

“Na última quinta-feira, 1º de dezembro, um número x servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recebeu certificados de bronze, prata e ouro, pela participação na terceira Olímpiada de Matemática do Tesouro (OMTN). Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, entregou os certificados aos terceiros colocados. Sabe-se que 2 servidores conquistaram a honraria máxima da prova e 3 receberam a condecoração de prata, e que a soma dessas duas colocações representa um terço do total de premiados. Quantos certificados foram entregues por Marques? ”


Simples, mas fora do comum. Este é o objetivo da OMTN, sair da rotina e convidar os servidores a se empenharem em problemas diferentes dos encontrados diariamente. Para a organizadora, Kellem Santos, o contato mais próximo com as questões de lógica e de Matemática ajudam a melhorar o desempenho em qualquer outra área. Ela conta que atualmente organiza também a olímpiada de Matemática da Agencia Nacional de Aviação (ANAC) e criou a categoria nos jogos internos do Banco Central, onde é servidora.


“Meu sonho é organizar uma grande competição de Matemática em todo o serviço público”, revela Kellem.


Nesta edição, o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Eduardo Henrique Leitner gabaritou a prova. O feito, inédito, garantiu a ele a primeira colocação. O também AFFC Daniel Klug Nogueira ficou com o segundo lugar na categoria ouro. Vanessa Piauilino, Roberto Luttner e Pedro Padilha dividiram o pódio da categoria prata. Outros dez servidores conquistaram o certificado de bronze.


A Olímpiada de Matemática integra o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Tesouro. Conheça mais sobre essa iniciativa na edição XIX do informativo Finanças & Controle (acesse aqui).