Em AGE, servidores do Tesouro decidem encerrar paralisação

 

Em reportagem publicada nesta quinta-feira, 29 de setembro, o portal de notícias G1 destaca o fim da paralisação das atividades no Tesouro Nacional. O texto informa que, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta quinta, os servidores decidiram pelo fim da paralisação, mas permanecem em estado de alerta. Em entrevista ao G1, Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, classificou o ato como mais uma demonstração de “boa vontade” da carreira de Finanças e Controle.

 

Marques ressaltou que o retorno às atividades corrobora com elevado senso de responsabilidade com a gestão fiscal do país, que norteia a mobilização dos servidores do Tesouro.

 

"Foi a mobilização mais intensa de que tenho conhecimento do Tesouro. De nove processos do Ministério da Fazenda, seis são de responsabilidade do Tesouro. A greve gera um transtorno muito grande para o governo, principalmente neste momento de ajuste fiscal", explicou à reportagem.

 

A secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, voltou a afirmar que não haverá negociação da pauta remuneratória, no entanto, reconheceu que houve um "debate frutífero" em torno de medidas para modernização da carreira. "Isso vai envolver estudos técnicos. O Tesouro é uma instituição muito importante para o país, uma instituição central nesse momento de ajuste fiscal. O Tesouro precisa ter uma regra institucional que o proteja bastante", acrescentou.

 

A reportagem também destaca que, apesar do retorno às atividades, a expectativa dos servidores é continuar o diálogo e as negociações com o governo. Marques considera que ainda não houve uma proposta concreta que garanta a isonomia no tratamento para as carreiras de Estado.

 

Leia a íntegra da reportagem aqui.