Tradicional encontro reúne servidores da extinta Ciset/MEC em Brasília

 

A organização do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, desde 2000, exigiu a realocação de servidores da carreira de Finanças e Controle que desempenhavam suas funções nas Secretarias de Controle Interno (Ciset) em órgãos que deixaram, desde então, de integrar a estrutura do sistema. Na extinta Ciset do Ministério da Educação (MEC), a mudança separou os colegas que atuavam na setorial. Alguns foram transferidos para Secretaria do Tesouro Nacional (STN), outros para a Secretaria de Fiscalização e Controle (SFC). A amizade dos servidores, no entanto, não foi abalada. Maria Dioneuda dos Santos, Auditora Federal de Finanças e Controle (AFFC) aposentada, conta que desde 1978 os colegas passaram a se reunir fora do ambiente de trabalho para interagir e que após a mudança, os encontros continuaram. Trinta e oitos anos depois, o grupo ainda se reúne para colocar a papo em dia e matar a saudade dos velhos amigos. Na última sexta-feira, 2 de setembro, foi a vez de Brasília sediar o tradicional encontro.

 

As reuniões agora são marcadas no grupo do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. A revolução tecnológica possibilita que os ex-colegas, que moram hoje no Rio de Janeiro, Espirito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, estejam sempre conectados, mas, vez ou outra, eles optam por jogar conversa fora à moda antiga e embarcam rumo ao reencontro e à diversão.

 

Dos 72 servidores que estão no grupo, 50 compareceram à reunião na casa da família Lima. Os anfitriões, Selma e Aluísio, prepararam um almoço para receber os amigos, no entanto, a festa adentrou a noite.

 

“Este é nosso quarto encontro somente neste ano. Têm colegas que se dizem felizes simplesmente por participar do grupo do WhatsApp. As pessoas estão envelhecendo, ficando viúvas, por isso é tão importante esse contato. Para nós, que organizamos os encontros, é bem cansativo, mas sentimos prazer em ver a alegria dos participantes", afirma Dioneuda.

 

Márcia Uchôa, vice-presidente do Sindicato, participou do encontro. Ela se diz lisonjeada pelo convite e parabeniza a iniciativa. “Antes de mais nada, fiquei extremamente feliz pelo convite. Esses encontros demostram que a amizade transcende o ambiente de trabalho. Devemos incentivar esse e outros grupos a darem continuidade a eventos assim”.