Francisco Gaetani defende alinhamento remuneratório entre as carreiras de Estado

Na noite de segunda-feira, 2 de maio, o Unacon Sindical se reuniu com Francisco Gaetani, ministro interino do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O encontro teve como objetivo avaliar o desfecho das negociações salariais de 2015/2016. Rudinei Marques e Filipe Leão representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião que também contou com a participação de Alex Canuto, diretor da Anesp, e dos representantes da comissão de servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Jailison Silveira e Eric Lisboa.

 

Os últimos encontros no ministério da Fazenda resultaram em inúmeros estudos que alertam para as consequências das negociações diferenciadas com algumas carreiras de Estado. Esses documentos foram apresentados pelo Sindicato para subsidiar o diálogo com Gaetani.

 

Já defensor do alinhamento remuneratório em anos anteriores, Gaetani reiterou seu discurso. “É extremamente importante”, disse. Para ele, o distanciamento entre as tabelas salariais pode fragilizar áreas estratégicas do serviço público.

 

Para o Sindicato, o impasse foi gerado pela via do constrangimento institucional. “Corremos o risco de sermos penalizados por termos atuado dentro dos limites republicanos e orçamentários”, disse Marques. “O alinhamento remuneratório é imprescindível para o bom funcionamento do Estado”, concluiu.

 

CONJUNTURA

Gaetani aponta a situação das nove carreiras que ainda não têm PL como delicada. Para ele, será difícil que o atual governo, que se encerra na próxima semana, ainda os atenda. “Talvez negociem com o próximo, isto é, se os acordos não forem todos derrubados", ponderou.