Agência Brasil destaca mobilização dos servidores da carreira

Servidores da CGU param atividades em todo o país

Da Agência Brasil

 

Brasília – Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) realizam  na próxima terça-feira (29), em Brasília, uma assembléia para decidir os rumos da negociação da campanha salarial. Hoje (24), eles promovem uma paralisação de 24 horas em todo o país. A ação é coordenada pela União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon).

De acordo com o presidente nacional da Unacon, Fernando Antunes, a paralisação é uma decorrência do processo de negociação da campanha salarial.

Esta semana, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também fez paralisação de 24 horas. Os servidores da CGU e STN estão realizando esses movimentos porque até agora, segundo eles, não houve avanço na negociação salarial.

Antunes diz que o ponto principal é o fato de o Estado brasileiro se preocupar mais com a arrecadação de tributos do que com o controle do dinheiro que entra. Para o presidente da Unacon, qualquer cidadão brasileiro se sentiria muito desconfortável se soubesse que um Estado que arrecada muito, como o Brasil, não tem a mesma preocupação em estruturar e manter os servidores das carreiras de controle, fiscalização e auditoria dos gastos. “Arrecadar é tão importante quanto controlar. São duas faces de uma mesma moeda”, ressalta Antunes.