Servidores da CGU em todo o país aderem à paralisação – ATUALIZADA

         

                                          Servidores da CGU/MT não aceitam tabela apresentada pelo governo


 

           Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) realizarão um dia todo de paralisação amanhã, 8 de abril. As regionais da UNACON promoveram assembléias e já aderiram ao movimento os servidores de Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Hoje, 7, haverá paralisação no estado de Mato Grosso – devido ao fato de ser feriado na capital do estado amanhã -, com discussões a respeito de outras estratégias de luta,  elaboração de uma carta aberta à sociedade, ao presidente Lula e ao ministro Jorge Hage, além de outras manifestações. Também hoje haverá deliberação sobre o movimento na regional do Rio Grande do Norte e, amanhã, no Ceará e no Rio de Janeiro.

            Durante as plenárias realizadas na última sexta-feira (4), os servidores da CGU nos estados rejeitaram a proposta de tabela salarial apresentada pelo governo no dia 3 de abril. Nos estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a rejeição à proposta foi aprovada por unanimidade.

            Alagoas

            Dezesseis servidores participaram da assembléia promovida pela regional da UNACON no estado. Foi decidido, por unanimidade, o indicativo da Direção Nacional da entidade, de procurar a imprensa e divulgar dados sobre os trabalhos da CGU/AL e as conseqüências da interrupção de suas ações, nos termos a serem definidos no dia da paralisação. Foi aprovada, por 15 votos, a proposta extra – feita pela regional – de a carreira Finanças e Controle negociar a questão salarial em separado do Ciclo de Gestão.

            Distrito Federal

            Os servidores da CGU participarão de paralisação durante todo o dia de amanhã (8). Até o final da semana, seguindo indicativo da Direção Nacional, haverá doação de sangue e divulgação na imprensa sobre a importância dos trabalhos promovidos pela Controladoria e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No Tesouro, a paralisação total será realizada na próxima quarta-feira, 9 de abril. Hoje (7) e amanhã os analistas e técnicos da STN promoverão paralisações de uma hora de duração.

            Maranhão

            Os servidores do estado aprovaram, por maioria de votos, a não apresentação de contraproposta até haja fechamento de acordo com a Receita Federal, quando a UNACON deverá apresentar a mesma proposta.

            Minas Gerais

            Em assembléia realizada na última sexta-feira (4), os servidores da CGU/MG decidiram paralisar as atividades no órgão amanhã, 8. Também foi aprovada, durante a plenária, a paralisação das atividades para quem estiver em campo nesta terça-feira.

            Pernambuco

            Em assembléia realizada hoje com servidores associados e não associados à UNACON na CGU/PE foi deliberado, por maioria, pela paralisação, por tempo indeterminado, das atividades funcionais a partir de terça-feira (8).

            Rio Grande do Sul

            A regional da UNACON no estado realizará nova assembléia hoje, às 17h. A paralisação de amanhã (8) foi aprovada pela maioria dos servidores presentes à plenária realizada na última sexta-feira.

            Santa Catarina

            Vinte e dois dos 25 servidores presentes à assembléia promovida pela regional da UNACON no estado foram favoráveis à paralisação das atividades da CGU/SC amanhã. Na tarde da próxima quinta-feira, 10 de abril, será realizada uma Assembléia-Geral Extraordinária para reavaliação do movimento. Os servidores da CGU/SC também aprovaram o indicativo da direção nacional de procurar o Hemocentro de sua cidade e promover doação coletiva de sangue, e a regional irá procurar a imprensa e divulgar dados sobre os trabalhos da CGU/SC e as conseqüências da interrupção de suas ações.