Secretaria de Recursos Humanos e UNACON debatem greve na CGU

          Em reunião extraordinária na tarde de hoje, 1, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, recebeu o presidente da UNACON Nacional, Fernando Antunes, e a secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, para debater a greve na Controladoria-Geral da União – cujo início está previsto para amanhã, 2 de abril. Durante o encontro, foram debatidos os seguintes pontos:

a) tabela salarial dos AFC e TFC em relação ao grupo Fisco;


b) calendário e parcelas de implementação do reajuste;

c) reenquadramento;

d) reorganização do cargo de TFC.

          Com relação a esses pontos, o secretário solicitou que a carreira aguardasse mais 24 horas. Segundo ele, até amanhã à noite, haverá nova rodada de negociação com as entidades do Ciclo de Gestão, com efetiva possibilidade de apresentação de proposta. Ferreira informou que um primeiro projeto de lei foi enviado esta semana, com mais de dez acordos fechados, e que o governo pretende enviar um segundo PL, provavelmente, na próxima semana, incluindo as carreiras que fecharem acordo até lá.

          A questão das diárias também foi discutida durante a reunião. Ferreira disse que uma nova regulamentação está para ser publicada com novos valores. Em relação ao critério atual, no qual servidores efetivos de cargos distintos recebem valores diferentes numa mesma missão, o secretário prontificou-se a rever a matéria.

          Na avaliação dos dirigentes da UNACON, a conversa foi bastante construtiva, embora nenhum ponto tenha sido considerado atendido integralmente por nenhum dos lados. Nas palavras do secretário Duvanier Ferreira, “bom acordo é aquele em que os dois lados sentem que houve avanço”.

          Para Fernando Antunes, é possível que amanhã o governo apresente fato novo em relação aos pontos debatidos. “Não podemos continuar na posição de examinar apenas notícias extra-oficiais, temos que receber uma proposta. A carreira é madura para debater e avaliar propostas, mesmo que diferentes em relação ao pleito”, afirmou Antunes. A secretária-geral, Márcia Uchôa, salienta que, além da reunião com Duvanier Ferreira, também foi muito “interessante” a conversa que os dirigentes tiveram no início da tarde de hoje com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. “Pela primeira vez, a direção da STN foi clara ao sinalizar uma possiblidade concreta para a solução do assunto TFC e, também, um calendário mais positivo em relação ao calendário do grupo Fisco”, disse.

          Amanhã, 2 de abril, a direção nacional da UNACON fará assembléias no Distrito Federal. Na CGU, a plenária será realizada na parte da manhã. À tarde, os dirigentes irão se encontrar com os servidores da STN. Os presidentes das regionais da UNACON receberão informes detalhados após assembléia na CGU, provavelmente entre 11h e 12h.