Mobilização nacional traz Técnicos de todo o país para Brasília nesta quarta, 30

Representantes dos Técnicos de Finanças e Controle (TFCs) de todo o país, sob a coordenação do Unacon Sindical, buscam compromissos claros com o futuro do cargo, na sede da Controladoria-Geral da União (CGU). O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 30 de abril, com a Diretoria de Gestão Interna (DGI) e com a Coordenação-Geral de Recursos Humanos (CGRH). Na pauta, o pedido de concurso em caráter emergencial e a exigência de nível superior para ingresso no cargo de TFC, entre outros tópicos. Rudinei Marques, Daniel Lara e Filipe Leão representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião. Dos estados e DF, participaram 18 Técnicos. Pela CGU, estiveram presentes a Diretora Carla Baksys e a Coordenadora de RH, Simei Susã Spada.

Em reunião preparatória na sede do Unacon Sindical o grupo reconheceu como dramática a situação de abandono e descaso que os TFC’s vivem tanto na CGU quanto na STN. Durante o encontro também foi elaborado documento a fim de formalizar as propostas de revitalização do cargo. O Of. DEN 064/2014 (anexo) foi  entregue diretamente à titular da DGI, Carla Baksys, durante a reunião, que durou cerca de duas horas. Márcia Uchôa e Júlio Possas, bem como mais de de 20 TFC’s do Tesouro Nacional participaram desta etapa do trabalho.

2014 04 30 TFC3

De acordo com levantamento do Sindicato, cerca de 50% dos 439 Técnicos hoje em exercício na CGU preencherão requisitos para a aposentadoria nos próximos dois anos, o que também ocorrerá com os cerca de 70 TFC’s lotados no Tesouro Nacional. A preocupação é constantemente apresentada nas reuniões do Sindicato, como a realizada com Sérgio Mendonça, Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT/MP) no dia 30 de julho de 2013 (relembra aqui); e a realizada com Arno Augustin, Secretário da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no dia 6 de setembro de 2013 (relembre aqui).

Baksys reiterou a importância dos Técnicos para o desempenho da missão institucional da CGU e informou que, em recente reunião de dirigentes, o cargo foi considerado necessário e mesmo fundamental para a CGU. “O concurso para TFC é bem aceito aqui na Casa. Já temos a determinação da Secretaria-Executiva de elaborarmos uma Nota Técnica demonstrando a necessidade de preencher o quadro de Técnicos. Mas sabemos que todo pedido de concurso precisa da autorização do Planejamento”. A previsão é que o estudo seja encaminhado ainda no primeiro semestre deste ano. “Os estudos preliminares apontam a necessidade de 700 TFC’s imediatamente. Mas isso não significa que serão abertas 700 vagas no concurso, pois isso não depende exclusivamente de nós”, esclarece.

2014 04 30 TFC2

O encontro com a DGI/CGU contou com intervenções de todos os representantes que tiveram a oportunidade de expressar diretamente o sentimento de injustiça em relação  ao descaso com os Técnicos. Valorização do cargo, inclusive por meio dos canais internos de comunicação da CGU, concurso imediato, redefinição de atribuições, incremento remuneratório, retomada das gestões pelo nível superior de ingresso, mais empenho do Ministro e do Secretário-Executivo, reconhecimento da qualificação profissional, foram os temas mais frequentes.

PRÓXIMOS ENCONTROS

“Este foi o primeiro de vários encontros desta natureza. Essas atividades devem se repetir mais vezes de forma organizada e, consequente, até que tenhamos êxito”, esclarece Daniel Lara. Ampliar a publicidade das próximas reuniões, inclusive para os Técnicos da STN, foi um compromisso assumido por Lara. Também TFC, o secretário geral do Sindicato coordenou a mobilização do grupo, que já conta com um fórum específico para debates no site do Sindicato. Para acessá-lo, é preciso entrar com login e senha.

2014 04 30 TFC5