Governo define 31 de março como data limite para fim de negociação

         

 


              O governo estabeleceu um prazo para o encerramento da negociação salarial com as entidades que compõem o Ciclo de Gestão: 31 de março.  O anúncio foi feito na reunião entre a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e os dirigentes do Ciclo na noite de hoje, 27 de fevereiro. A UNACON foi representada pelo presidente nacional da entidade, Fernando Antunes, e pela secretária-geral Márcia Uchôa. O presidente da regional da no Rio Grande do Sul, Rudinei Marques, também participou do encontro.

                As entidades cobraram do governo respostas para a pauta apresentada no dia 20 de fevereiro, em carta enviada ao secretário de Recursos Humanos Duvanier Ferreira: reajuste dos valores dos salários e transformação da remuneração atual em subsídio; definição de calendário para aplicação do reajuste salarial, de tal forma que seja implantado em consonância com o calendário das carreiras do Fisco; e reorganização do cargo de técnico.

                De acordo com o diretor do Departamento de Relações do Trabalho, Nelson Freitas – que conduziu a reunião -, a extensão das negociações se deve ao fato de que o governo precisa definir, internamente, pontos importantes relativos às carreiras do Ciclo de Gestão. “Estamos restabelecendo parâmetros para avançar na negociação”, afirmou. Esses parâmetros englobam assuntos financeiros (tabela salarial e calendário de implementação desta tabela) e gerenciais (avaliação de desempenho e reorganização do cargo de técnico). O governo realizará reunião interna na próxima semana. Uma nova reunião entre os dirigentes do Ciclo de Gestão e o governo foi marcada para o dia 12 de março.

                O presidente da UNACON, Fernando Antunes, considera que a reunião de hoje foi pouco produtiva. No entanto, Antunes destacou que o quadro de negociações não se alterou, porque os servidores da área tributária – apesar de terem recebido linhas gerais de uma proposta – ainda não têm uma definição concreta, assim como os servidores da carreira Finanças e Controle.

                Assembléias

                Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) se reunirão amanhã com os dirigentes da UNACON. Na STN, a plenária será às 10h, no hall de entrada do prédio do Tesouro. Na CGU, a assembléia está marcada para as 16h30, no auditório localizado no térreo do órgão. “Os servidores da CGU e da STN sabem a importância da negociação, mas também saberão agir para defender seus interesses”, encerrou Fernando Antunes.