Manifestação conjunta para a Esplanada

Manifesto reuniu 26 Carreiras de Estado em frente ao Planejamento na tarde desta quinta. A manifestação ocupou duas faixas do Eixo Monumental

Unidos contra a intransigência do governo, 26 entidades que representam as Carreiras Típicas de Estado se reuniram em frente ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão na tarde desta quinta-feira, 26 de julho. Mais de 2 mil manifestantes acompanharam o ato que também contou com a participação dos servidores da carreira de segurança pública do Distrito Federal que declararam repúdio ao Decreto nº 7.777. Cerca de 100 Analistas e Técnicos de Finanças e Controle da Secretaria Nacional do Tesouro (STN) e da Controladoria Geral da União do Distrito Federal (CGU-DF) marcaram presença no ato que parou duas faixas de trânsito do Eixo Monumental. A imprensa fez a cobertura do ato.


A diretoria executiva do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) acompanhou o manifesto. Com a palavra, Rudinei Marques, presidente do Sindicato alertou quanto ao risco de uma greve por tempo indeterminado. “Apostamos no diálogo; o Governo, no conflito. O autoritarismo desse Governo não deve nos amedrontar. Esta não era a nossa vontade, mas o cenário não nos deixa alternativas. Vamos caminhar juntos para uma greve por tempo indeterminado das carreiras de Estado”, enfatiza Marques que confirmou a adesão da carreira no calendário de paralisação do grupo União das Entidades, nos dias 6 e 7 de agosto.

Filipe Leão, diretor do Sindicato compartilhou com os manifestantes a decisão dos servidores da CGU. Em assembleia, mais de 95% da carreira decidiu que não vão a campo realizar as atividades da 36ª edição do Programa de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos. “Nenhum servidor da CGU vai viajar. A indiferença com que o Governo tem nos tratado demonstra que uma parte do Governo não tem o menor interesse em inibir a corrupção neste país, ainda mais em época de eleição. Se tivesse, não teríamos chegado nessa situação”, diz Leão.

Em um gesto de solidariedade, servidores das carreiras de segurança do Distrito Federal se juntaram ao movimento e declararam repúdio ao Decreto nº 7.777/2012 que prevê a substituição, em período de greve ou paralisação, dos servidores públicos federais por meio de cooperação com servidores estaduais ou municipais (leia mais aqui).

A próxima manifestação está agendada para o dia 8 de agosto, em frente ao Palácio do Planalto.

Assista o vídeo da mobilização